quinta-feira, agosto 18, 2011

O Pote Rachado (defeitos)


Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta duma vara a qual carregava atravessada no seu pescoço.
Um dos potes tinha uma racha, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe.
O pote rachado chegava apenas pela metade.
Foi assim dois anos, diariamente, o carregador entregava um pote e meio de água na casa do seu chefe.
Claro, o pote perfeito estava orgulhoso das suas realizações.
Porém, o pote rachado estava envergonhado da sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que lhe tinha sido designado.
Após perceber que por dois anos tinha sido uma falha amarga, o pote disse um dia ao homem: - Estou envergonhado, quero pedir-te desculpas.
- Porquê? perguntou o homem. - De que é que estás envergonhado?
- Nestes dois anos eu fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque esta rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa do seu senhor, e por causa do meu defeito, você tem que fazer todo este trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços.
O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:
- Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho.
De facto, à medida que iam subindo a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens ao longo do caminho, e isto lhe deu ânimo. Mas no fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem pela sua falha.
Então ai disse o homem ao pote:
- Você notou que pelo caminho só haviam flores no seu lado do caminho?
- Notou ainda que todos os dias enquanto voltávamos do poço, era você que as regava?
Por dois anos, eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser da maneira que é, ele não poderia ter esta beleza para dar graça à sua casa.
Cada um de nós tem os seus próprios e únicos defeitos. Todos nós somos potes rachados.
Porém, se permitirmos, o Senhor vai usar os nossos defeitos para embelezar a mesa de Seu Pai.
Na grandiosa economia de Deus, nada se perde. Nunca deveríamos ter medo dos nossos defeitos.
Basta reconhecermos os nossos defeitos e eles com certeza embelezarão a mesa de alguém...

Sem comentários: