domingo, agosto 21, 2011

Nivel Practitioner (Crítérios)

Estas são algumas das muitas competências que o Practitioner em PNL desenvolve.
Sem dúvida a formação que faz toda a "diferença."
Consulte: http://www.ippnl.com/


Pressupostos da PNL
a.Conhecimento dos pressupostos (crenças de excelência) em que a PNL se baseia
b.Predisposição para a integração dos pressupostos

Quadro geral dos objectivos da PNL
a.Saber definir a situação actual e a situação desejada
b.Procurar e empregar recursos
c.Saber testar e aplicar a ponte para o futuro
d.Conhecimento prático das cinco condições para a formulação de objectivos realizáveis
e.Capacidade de emprego do modelo TOTE como sendo o mínimo cibernético essencial para uma intervenção objectiva
f.Domínio no conhecimento dos elementos da experiência subjectiva: a relação entre a percepção dos acontecimentos externos, o pensamento, o estado emocional, a fisiologia, (no mínimo o papel das) convicções, e o resultado em forma de comportamento
g.Consciência da hierarquia de valores

Técnicas de transformação
a.Pelo menos a consciência de três formas de reconhecimento de padrões e reenquadramento
b.Domínio de diversas maneiras de procurar, activar e instalar recursos (pelo menos o”círculo de excelência”, a “neutralização de âncoras negativas” e a “transformação da história pessoal”)

Técnicas de percepção
a.Poder aferir reacções não-verbais (calibragem) e assim poder avaliar em que estado interior a pessoa se encontra num determinado momento
b.Distinguir os sistemas de representação: visual, auditivo tonal e digital, cinestésico, gustativo e olfactivo
c.Em estado de transformar as experiências através da transformação da das qualidades sensoriais (trabalho com sub modalidades)
d.Reconhecimento de predicados e movimento dos olhos como indicação do sistema de representação em que a pessoa se encontra
e.Observação de congruências e incongruências

Reconhecimento de padrões e modelos
a.Em estado de reconhecer estratégias internas, capaz de analisar as etapas de representações necessárias numa pessoa para que ela atinja efeitos pessoais positivos e negativos
b.Reconhecimento de estratégias de motivação
c.Conhecimento da estratégia da criatividade
d.Reconhecimento de padrões de aprendizagem

Comunicação e partes
a.Poder utilizar o reenquadramento em 6 passos, especificamente, a busca da motivação inconsciente atrás do comportamento e a transformação deste comportamento
b.Conhecimento da negociação entre partes, saber utilizar o modelo para a solução de conflitos internos, chegar ao ponto de encontro ao nível dos critérios
c.Trabalhar com metáforas, o domínio do emprego como padrão dentro dum quadro organizativo de transformação

A organização do tempo
a.A investigação da linha do tempo pessoal
b.Saber empregar a visualização do passado, presente e futuro, como quadro geral para uma intervenção

Múltiplas percepções
a.Em estado de vivenciar associação e dissociação, reviver experiências e dominar a técnica da distanciação
b.Poder mudar de posição perceptiva
c.Conhecimento pleno e mudança de posição através dos níveis lógicos de comunicação

Competências básicas
a.Rapport, possuir a capacidade de calibrar, sincronizar e conduzir, empregando para isso diversos canais como: valores, escolha de palavras, postura, gestos, respiração, etc.
b.Reconhecer, utilizar, e lidar com matchen e mismatchen

Padrões linguísticos
a.Conhecimento e emprego do Modelo Meta
b.Emprego do Modelo Milton relatado aos pressupostos da PNL
c.Utilização do reenquadramento de conteúdo, contexto e significado
d.Domínio do Chunking up, douwn e lateral

Formas de testar
a.Domínio das técnicas: não só poder explicá-las como utilizá-las com flexibilidade
b.Maneira de trabalhar ecológica e demonstração de ecologia no comportamento.

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