quinta-feira, abril 19, 2012

Como Trabalhar em Equipa




Ao longo destes anos tive o privilégio de trabalhar com equipas formidáveis, e todos eles agradeço a aprendizagem que tem sido constante. Bem sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, isto é, se não tiver conhecimento sempre haverá uma pessoa acima de si. Por isso é muito importante estar sempre atualizado e em formação permanente. Nos tempos atuais é difícil é arranjar um novo emprego, e por vezes ainda mais difícil é mantê-lo, no entanto uma oportunidade jamais poderá ser desperdiçada mas sim aproveitá-la ao máximo para estar sempre em progressão, quer seja individualmente, quer em equipa ou empresa. Para que seja um funcionário exemplar, especialmente no trabalho em equipa deixo aqui algumas das principais dicas de como trabalhar em grupo e não prejudicar o próximo e a si mesmo e ainda assim destacar-se, pois grande parte do ano será passado nesse contexto com outras pessoas.
1 – Paciência: Um dos principais obstáculos para se trabalhar em grupo é conciliar as opiniões diversas, por isso nesse momento o que deve falar mais alto é a devida paciência. A melhor forma de resolver esse problema e saber expor a opinião tendo noção que alguém pode considerar ou não gostar, procurando chegar a um acordo, sabendo ouvir o que outros tem a dizer sobre determinado assunto mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.

2 – Seja compreensivo: O orgulho pode prejudicar por não deixar a pessoa admitir que está errado, ou até aceitar novas ideias. Porém esse orgulho pode levar o profissional a grandes problemas dentro da empresa. O correto é que esteja sempre aberto a novos projetos e aceitar o que o próximo sugere, porque toda a equipa pode beneficiar com um todo.

3 – Nada de críticas: Com a convivência diária realmente é muito difícil não acontecer algum tipo de conflito entre o grupo. Portanto esse problema não se pode tornar pessoal e deixar afetar o trabalho em equipa. Pense muito bem no que vai dizer ao seu colega, e jamais critique na sua identidade pessoal, falando de maneira construtiva sobre as ideias do mesmo para que possa melhorar o serviço e o trabalho de todos no grupo\empresa. Quando surgirem conflitos entre os colegas de grupo, é de vital importância não deixar que isso interfira no trabalho em equipa. Avalie as colocações do colega, com isenção total sobre suas impressões de carácter. Pode criticar (de forma construtiva) as ideias, nunca a pessoa, pois dessa forma o outro poderá sentir-se atacado, e ai defende-se.

4 – Dividir: Algumas pessoas pensam que ao fazer tudo sozinhas estarão mais afrente do que os seus outros colegas. Isto é mito, porque no caso de algum problema toda a responsabilidade fica por sua conta, ficando ainda mais difícil de resolver. Aproveite ao máximo a força e energia da equipe, dividindo as tarefas com todos, pois delegar, compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.
5 – Disposição: Jamais se esqueça das suas obrigações, deixando-as por conta dos “amigos de trabalho”. Saiba separar a divisão de tarefas e deixar de trabalhar, a diferença é grande, significativa e pode-o prejudicar. De qualquer forma, colabore sempre mostrando disposição.
6 – Solidariedade e participação: Esteja sempre à disposição para ajudar o seu colega e dar sempre o melhor de si. Quando precisar não se sinta constrangido para pedir ajuda a alguém da equipa. Esteja disponível, seja flexível e saiba como pedir um favor educadamente.
7 – Comunicação e dialogo: Nunca deixe acumular um problema, pois mais a frente poderá ser ainda maior. Converse sobre e tente encontrar com o grupo a melhor solução para que ninguém saia prejudicado.

8 – Planeamento: Quando se tem um planeamento, tudo se torna muito mais fácil, e dessa forma cada um terá uma tarefa, uma meta a ser alcançada e um prazo a ser concluído. Assim ninguém fica perdido e tudo se torna mais organizado.
Acredito que ao seguir estas dicas o seu cotidiano na equipa, empresa ou até mesmo na família, tudo será muito mais agradável e as hipóteses de progresso serão muito maiores, pois o serviço e a dinâmica grupal fluirão como deve ser. O mais importante e ter dialogo com os seus colegas/ familiares, ter respeito e ser sempre educado.
Bem hajam e bom trabalho.

Miguel Ferreira

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