terça-feira, fevereiro 15, 2011

Níveis Neurológicos

Níveis Lógicos – O antropólogo Gregory Bateson (1904-1980), defende a ideia de que as nossas aprendizagens obedecem a uma determinada hierarquia, a que chama de Níveis Lógicos de Aprendizagem.

Mudanças geradas num nível podem ou não afectar os outros níveis, dependendo da sua construção hierárquica.

Bateson notou que os conflitos ou confusão nos níveis lógicos frequentemente causam problemas.

Níveis Neurológicos
Robert Dilts modelou a estratégia de Bateson e a adapto-a aos pressupostos de PNL, criando o que chamamos de Níveis Neurológicos.

Uma mudança hierárquica num nível superior irá necessariamente trazer mudanças nos níveis inferiores, porém uma mudança em um nível inferior pode ou não trazer mudanças em níveis superiores.


Espiritual: Consideramos como espiritual os sistemas de que fazemos parte, incluindo as pessoas que nos são significativas, família e também crenças religiosas, a nossa relação com o espiritual está ligada a sentimentos de pertinência e aceitação. Esta nível também direcciona os nossos objectivos. As crenças ao nível espiritual afectam todos os outros níveis. É a resposta à pergunta: “a quem mais?” ou “a que sistema maior pertence?”

Identidade: Uma identidade é formada por um conjunto de crenças e valores. É a resposta à pergunta “Quem é você?”. Uma identidade é sustentada por estruturas complexas de crenças.

Crenças e Valores: Uma crença é uma aprendizagem ocorrido por causa e efeito, dão-nos a permissão ou não para que capacidades e comportamentos ocorram. Os Valores são crenças específicas que procuramos honrar, organizados a partir dum conjunto de ideias. Exemplos de valores: honestidade, justiça, cumplicidade, etc. Os valores são necessariamente abstractos. É a partir dos nossos valores que organizamos a nossa estrutura de crenças. Crenças e Valores são a resposta à pergunta “Porquê?”, Uma crença ou valor pode permitir várias capacidades.

Capacidades / Estratégias: Uma capacidade ou estratégia dá suporte para que o comportamento ocorra. São a resposta à pergunta “como é que faz especificamente para que determinado comportamento ocorra?”. Uma capacidade pode gerar vários comportamentos.

Comportamento: Um comportamento é algo que pode ser percebido com descrição baseada no sensorial, possuindo uma representação interna VAC. É a resposta à pergunta “o que especificamente? Pensamentos, emoções e sentimentos são considerados comportamentos pois possuem fisiologia congruente associada. Um comportamento pode ocorrer em diferentes ambientes.

Ambientes: Consideramos como ambiente o contexto em que ocorre o comportamento. É a resposta à pergunta “onde e quando determinado comportamento ocorre?”.

________________________________________
Exemplos de Afirmações em Diferentes Níveis Neurológicos

Espiritual:
“Quero deixar uma herança positiva para os meus filhos.”, “É importante procurar soluções para o aquecimento global.”, “Ao mandar “beatas” de cigarro para o lixo, estou a construir um mundo melhor.”, “Se eu faço parte do mundo, ao melhorar pelo menos um comportamento já construí um mundo melhor.”

Identidade:
“Eu sou saudável.”, “Eu sou nervoso.”, “Eu sou médico.”, etc.

Crenças e Valores:
“Se eu beber coca-cola à noite, não durmo.”, “Laranja com leite faz mal.”, “Só ganha dinheiro quem é desonesto.”, “Quero sucesso na minha vida porque mereço.”

Capacidades / Estratégias:
“Não consigo falar em público”, “Isto é muito difícil.”, “Acho que não vou conseguir”, “Eu consigo fazer isso.”, “Para cozinhar arroz coloque duas chávenas de água para uma de arroz.”, “para chegar à padaria, desça até o fim da rua.”

Comportamento:
“Eu não sei fazer isso.”, “Eu gosto de beber sumo de laranja todas as manhãs.” “Tenho a tensão alta.”, “Estou acima do peso.”

Ambientes:
“A esse lugar, eu não vou!”, “Lá é mais longe que aqui.”, “Tenho medo de falar em público.”

________________________________________
Tipos de Mudanças nos diferentes níveis Neurológicos:

1 – Mudanças Evolutivas

Ocorrem nos níveis Espiritual e Identidade. São mudanças relacionadas a missão e ao propósito. Em geral produzem um grande efeito nas nossas vidas, podendo ser geradas por experiências significativas e muitas vezes com grande teor emocional envolvido.

2 – Mudanças Generativas

Ocorrem nos níveis das Crenças e Capacidades e estão relacionadas a permissões, motivações e direcção dos comportamentos.

3 – Mudanças Remediativas

Ocorrem nos níveis do Comportamentos e Ambientes. São mudanças comportamentais e podem ocorrer por condicionamento, pois estão relacionadas a estruturas directas de acção e reacção.

Sem comentários: