ENSINANDO COM A LINGUAGEM DO CÉREBRO
A Programação Neurolinguística é uma ciência de carácter prático nascida na América e em constante crescimento em todo o mundo que tem como fim o desenvolvimento pessoal, a optimização do desempenho e o preenchimento significativo da vida.
OS PROFESSORES PRECISAM MAIS DO QUE O CONHECIMENTO DAS SUAS MATÉRIAS:
Entre os anos 50 e 80, a psicóloga Virgínia Satir era uma das pessoas mais influentes no desenvolvimento do novo campo de Relações Humanas. Frequentemente chamada a avó da Terapia Familiar, Satir auxiliou milhares de casais e famílias a resolver velhos conflitos, e criar uma vida em comum mais prazeirosa. Na sua área, era uma especialista, mas tinha um problema - não conseguia ensinar o que fazia para os outros. Centenas de pessoas eram treinadas por ela, mas quando deixavam os seus seminários, normalmente não tinham habilidade de copiar o que ela tinha feito.
Um dia, Virginia Satir estava a fazer uma demonstração em frente dum grupo de estudantes de psicoterapia, quando parou de falar com o casal com o qual estava a trabalhar, e perguntou se algum dos estudantes poderia continuar, usando os seus métodos. Um por um, os estudantes tentaram auxiliar o casal, mas nenhum deles parecia saber como Virginia escolhia o que dizer. Ao fundo da sala, um jovem gravava a sessão de treino, era um programador de computadores e estudante de linguística na Universidade da Califórnia e não tinha nenhum treino em psicologia (era Richard Bandler). Após os estudantes de Satir terem falhado, Bandler veio à frente da sala e ofereceu-se para falar com o casal. Surpreendentemente, parecia saber exactamente como Virginia Satir estava a construir as suas questões e sugestões para o casal. Ouvindo-o era como ouvi-la. Os psicoterapeutas estavam perplexos. Quem era este jovem e como tinha apreendido tão precisamente o método de Virgínia Satir?
Em 1976, Richard Bandler e o professor de linguistica John Grinder escreveram o primeiro de vários livros, em explicavam as suas descobertas sobre comunicação, mudanças em pessoas e ensino.
Nesse primeiro livro, chamado “A Estrutura da Magia” (Bandler e Grinder, 1977), é explicado que, pelo entendimento das "linguagens" internas do cérebro (neurolinguística) qualquer um poderia aprender a atingir os excelentes resultados dos melhores comunicadores, professores e terapeutas. Antes da publicação, Bandler e Grinder, mostraram cópias dos seus livros aos especialistas, cujas habilidades tinhams modelado, pessoas como o médico hipnoterapeuta Milton Erickson, o antropólogo Gregory Baterson e certamente Virginia Satir. Os comentários de Satir, que citaremos mais a frente, transmitem o arrebatamento que professores em todo o mundo tem relatado desde então, de como apreenderam, a "estrutura da magia" da Programação Neurolinguística.
O QUE A PNL OFERECE AOS PROFESSORES:
Para os professores, a PNL oferece três importantes benefícios:
1- Fornece um novo modelo de como as pessoas aprendem. O entendimento exacto da forma como o cérebro trabalha, pode ser comparada a um "Manual do Usuário" de um computador.
Sem o manual, sabe que o computador tem uma vasta memória e pode fazer coisas admiráveis.
Se fica a "tentar cegamente", eventualmente acaba por "tropeçar" nessas coisas admiráveis.
Mas com o manual, pode escolher exatamente o que pode fazer, e ter o computador a operar perfeitamente em todas as situações.
Em PNL, nós sabemos os programas (ou estratégias, para usar um termo da PNL) nos quais os excelentes estudantes tropeçaram acidentalmente: a estratégia que os soletradores exímios usam para memorizar palavras; a estratégia que leitores entusiastas usam para ler rapidamente os seus livros numa fracção de tempo e por ai a diante.
2- Todavia, o ser humano é mais do que um computador.
Aprender e criar funcionam melhor quando a mente do estudante está livre da distracção, quando está em estado de calma e alerta quase meditativos. As pesquisas mostram que, ao conseguir que os estudantes relaxem no inicio de cada sessão de estudo, o seu rendimento aumentará 25%.
A PNL fornece-nos algumas maneiras notáveis de colocar os estudantes rapidamente naquele estado.
3- Se a PNL apenas nos desse estas novas e poderosas formas de aprendizagem para os estudantes, já teria merecido o seu lugar no centro da revolução da aprendizagem. Mas a PNL fornece também um modelo inteiramente novo do que é o ensino, de como os professores mais eficazes são hábeis em criar o senso de "rapport" com os seus estudantes, de motivá-los e inspirá-los a alcançar o seu melhor.
Num mundo onde o professor compete com a TV, o vídeo-jogo e a cultura popular pela atenção do estudante, isto não é pouco. A PNL mostra como utilizar cada um de seus movimentos e cada uma das suas palavras de maneira que ajudar o professor a conseguir com que os seus estudantes acreditem e se tornem famintos no aprender.
A PNL não é uma técnica; é uma centena de técnicas no contexto adequado, que faz com que tenham sentido. Este artigo dá apenas uma amostra das idéias das quais pode tirar partido.
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