As pesquisas comprovam a crença dos especialistas em aprendizagem acelerada que a habilidade dos estudantes para memorizar novas informações aumenta mais de 25%, criando apenas o estado de relaxamento (ex. Jensen, 1994 p.178). Aprender novas informações não é tanto o resultado dum esforço concentrado pela mente consciente, mas muito mais o resultado duma atenção relaxada, quase inconsciente. As crianças aprendem canções infantis e canções das publicidades da TV não as estudando conscientemente, mas apenas porque estão relaxadas enquanto as ouvem. Quando anda de bicicleta, não pensa sobre o equilíbrio a cada momento, mas confia nas suas respostas inconscientes.
O que a PNL oferece ao professor, é a habilidade para, sem resistência e rapidamente, levar os alunos a este estado de relaxamento. As habilidades da PNL que alcançam isto foram modeladas do hipnoterapeuta Milton Erickson. São similares às técnicas desenvolvidas em Sugestologia do hipnoterapeuta Georgi Lozanov. Um Practitioner de PNL aprende a falar de tal forma que os estudantes relaxam sem ter que usar as técnicas formais de relaxamento ("você vai ficando cada vez mais relaxado, os seus pés.....etc."). O resultado é como ligar a memória dos seus alunos na 1a. marcha nos primeiros minutos em sala de aula. (Veja Bolstad et alia, 1992 p.33, para um exemplo deste processo de relaxamento.)
Uma das formas básicas que a PNL usa para colocar os estudantes dentro deste estado mental é a ancoragem. Um exemplo do que é ancoragem. Às vezes quando está a ouvir rádio, ouve uma canção que não ouvia há anos, uma canção que foi a sua favorita há muito tempo atrás. Ao ouvi-la, todas as sensações daquela época podem voltar, até o som das velhas vozes e as imagens daqueles lugares preferidos podem ressurgir. "A âncora" da canção levou-o de volta àquele "estado". Da mesma forma, quando volta a visitar a sua antiga escola, a âncora traz de volta a sensação de ser de novo estudante (nem sempre tão positiva, como no caso da canção!).
Uma vez entendido este processo, poderá projectar âncoras poderosas que farão com que instantaneamente os seus estudantes se sintam confiantes, curiosos e ávidos por aprender. Até tocar a mesma música no início de cada uma de suas aulas auxiliará seus alunos a atingirem rapidamente aquele estado mental adequado para o assunto. (Bolstad et alia 1992, p.24)
Sem comentários:
Enviar um comentário