Em PNL chama-se de estratégia a sequências de actividades sensoriais desenvolvidas de acordo com regras determinadas. De forma mais simples, uma estratégia é o procedimento pelo qual uma pessoa faz algo determinado duma forma concreta, sendo diferente para cada pessoa. Cada pessoa tem estratégias diferentes para fazer as coisas.
Assim, usamos estratégias diferentes para escovarmos os dentes, para irmos dormir, para tomar uma decisão ou para escrever no computador. Estas estratégias vão-se desenvolvendo ao longo da nossa vida dentro do nosso processo individual de aprendizagem. Descobrir as nossas próprias estratégias permite-nos aperfeiçoá-las, fazê-las mais adequadas. Descobrir as estratégias dos demais facilita-nos uma melhor comunicação e a possibilidade de moldar a sua estratégia para conseguir determinados recursos de forma mais eficaz.
Se alguém faz algo bem, descobrir a sua estratégia irá permitir-nos fazer da mesma maneira. Se alguém faz algo que lhe produz sofrimento, descobrir a sua estratégia poderá permitir-me ajuda-lo a romper com essa estratégia, oferecendo-lhe novas oportunidades e recursos.
Para descobrir uma estratégia podemos utilizar três opções:
1. Observar os predicados, isto é, as palavras que se utilizam ao falar. Se alguém diz: “Olhar este assunto por esta nova perspectiva, noto uma certa sensação que me obriga a perguntar-me se devo mudar de atitude”, está a usar uma estratégia na qual primeiro vê, depois sente, a continuação tem um diálogo interno e, por último, decide.
2. Observar os sistemas de representação da outra pessoa, isto é, os seus acessos oculares e as microcondutas (pequenos gestos da cara ou do corpo).
As estratégias representam-se com letras: V=visual; A=auditivo; K=cinestésico; Ou=gustativo, olfativo. Também podemos incluir uma referência se é recordado, criado ou digital: Vr/Vc; Ac/Ar; K; A/Ad (diálogo interno). Por último, podemos introduzir uma referência se o acesso é externo ou interno, isto é, se provem de uma estimulação do nosso interior ou do exterior de nós mesmos: Ve/Vi; Ae/AI; Ke/Ki. No exemplo anterior, a sequência seria: Vc –> Ki –> Ad –> Saída
3. Fazer perguntas directas sobre a forma como a outra pessoa faz as coisas: O que acontece em primeiro lugar?, o que vem depois?. Pode ser útil fazer perguntas do estilo: ”Como fazes tal coisa?, o que precisa para fazer tal coisa?, o que acontece quando fazes tal coisa?
As estratégias eficazes podem-se aplicar a outros conteúdos diferentes. Sabendo-se qual é a estratégia para aprender matemáticas, pode aplicar essa mesma estratégia para aprender a pilotar um helicóptero. Se sabe qual é a sua estratégia de motivação para o desporto, pode também aplicar essa mesma estratégia para se motivar na hora de fazer algumas actividades que lhe resistem. Segue-se um exercício sobre a estratégia de motivação doutra pessoa.
Exercício
Passo 1: Peça à outra pessoa que lhe descreva como é que faz para se motivar. Outra forma de fazê-lo é pedir-lhe que se lembre de algum momento ou actividade no qual está especialmente motivado.
Passo 2: Fixe-se nos predicados que emprega no seu vocabulário. Observe os seus movimentos oculares e as microcondutas., em que ordem se produzem? Primeiro vai numa informação visual recordada e depois se diz algo? Como é a sequência? Calibre. Então deve perguntar mais caso necessite de mais informação ou se não lhe ficou clara a sequência.
Passo 3: Peça à outra pessoa que lhe descreva ou que pense em alguma situação onde não está motivada em absoluto, que seja difícil de alcança-la. Fixe-se na sequência dos predicados e dos acessos oculares. Necessita esclarecer algo mais por meio de perguntas?
Passo 4: Examine as diferenças entre a estratégia de motivação e a estratégia de desmotivação. Há diferenças nos predicados ou nas sequências dos acessos oculares? As suas microcondutas mudam?
Passo 5: Ajude a aplicar a estratégia de motivação nalguma actividade para a qual não está motivado. Se a sua sequência de desmotivação era, por exemplo, Vr à Ai à Ki à Saída, e sua sequência de motivação era Vc à Ai à Ke, o que ocorre se a alguma actividade na qual está desmotivado, lhe põe a estratégia de motivação?
Passo 6: Peça que comprove se a estratégia de motivação foi efectiva.
Passo 7: Ponte para o futuro
Podem-se criar estratégias para actividades ilimitadas: tomada de decisões, criatividade, aprendizagem, compra, venda, etc. As estratégias podem-se ancorar.
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