quarta-feira, maio 11, 2011

Metáforas


Roger Ellerton, PhD

A metáfora é uma maneira indirecta de comunicação através duma história ou figura de retórica que pode revelar a cultura de uma organização ou os pensamentos íntimos de qualquer indivíduo. Também pode envolver uma comparação (quieto como um rato) ou a comparação dos padrões dum problema para oferecer soluções ou sugestões (uma fábula: O menino que gritava lobo). Na PNL, a metáfora inclui comparações de semelhanças, parábolas e alegorias e é valiosa na sua capacidade de melhorar a comunicação.

Estrutura profunda do pensamento

A estrutura profunda do pensamento é baseada nas sensações internas, nas memórias, nas crenças e nos valores. Isso é revelado pelos nossos comportamentos e nas pessoas é referido como personalidade. Nas organizações, chamamos cultura corporativa.
Pode ouvir alguém dizer no trabalho que "nós precisamos de munição", "coloque a sua jaqueta de artilheiro", "reúna as tropas", "tragam a artilharia pesada" ou "precisamos derrotar o inimigo". Essas expressões são figuras de retórica e revelam as crenças internas de um indivíduo (isto é, o trabalho visto como uma guerra) ou se empregados por um grupo de pessoas como a cultura duma organização ou equipa. Outras pessoas podem ver o trabalho como um "zoológico" ou a vida como algo que a ser suportado e suas acções e palavras irão reflectir isso. A metáfora que você tem para sua vida, ou trabalho ou casa irá dar o tom de como vê as coisas, virá à tona no seu comportamento e nas palavras que usa, e irá influenciar as suas interações com os outros.
Compreender a metáfora duma pessoa ou duma organização pode fornecer insights dos pensamentos íntimos deles, das memórias, crenças e valores e lhe proporcionar a oportunidade de ajudar.

Trabalhando com metáforas

Se uma pessoa ou organização acredita que a sua metáfora não está a servir, poderá mudá-la para disparar diferentes maneiras de pensar ou para ver as questões duma perspectiva diferente. Ao invés duma metáfora de guerra (indicando conflito), você pode auxiliar uma equipa mudando a metáfora para uma de desporto (indicando competição). Isto é, "chute a bola para frente", "evite ficar impedido", "precisamos duma grande jogada". Ou pode querer assumir a perspectiva ganha-ganha e ver como cada pessoa pode apoiar a outra. Muitas vezes, as metáforas dão-lhe novos insights e oportunidades de investigação e é uma maneira útil de transferir aprendizagem ou conceitos entre contextos diferentes.

Comunicação com a mente inconsciente

As metáforas passam informações indirectamente para alguém. Uma história interessante ignora qualquer bloqueio ou resistência consciente e intromete-se na mente inconsciente, onde dispara uma busca inconsciente por significado, recursos e aprendizados. É por isso que as fábulas podem ter um impacto tão grande nas crianças. A metáfora é uma maneira muito boa de se comunicar com alguém em transe.
Metáforas podem ser desenvolvidas para um público (por exemplo, uma apresentação), ou para uma pessoa específica. Enquanto ouve a metáfora, a sua mente inconsciente irá procurar significado e aprendizagens apropriados para si.

Criando uma metáfora

Uma metáfora bem-sucedida precisa acompanhar primeiro a experiência actual do cliente ao usar a mesma sequência estratégica, sistemas representação e submodalidades do seu estado presente. O conteúdo não precisa ser o mesmo. De facto, quanto mais diferente e interessante melhor. Precisa ser uma transição suave para o estado desejado que terá a sua própria sequência de passos, sistemas de representação e submodalidades.

Sem comentários: