Robert B. Dilts
Introdução
O Dicionário Webster´s define valores como "princípios, qualidades ou entidades intrinsecamente valiosos ou desejáveis." Serviço, lucros, resultados, saúde, qualidade, e segurança são exemplos de valores comuns, que podem ser mantidos por um indivíduo ou por um grupo. Devido ao facto de que são associados com dignidade, sentido e desejo, os valores são a fonte primeira de motivação na vida das pessoas. Valores compartilhados são considerados o fundamento da ética, da comunidade e da cultura. Quando os valores são alcançados ou correspondidos, existe uma sensação de satisfação, harmonia, ou rapport. Quando os valores não são alcançados ou correspondidos, as pessoas geralmente sentem-se insatisfeitas, incongruentes ou violadas.
Pelo modelo dos Níveis Neurológicos, os valores operam juntamente com as crenças, para dar significado e motivação às nossas vidas. Referem-se ao porque é que nós pensamos o que pensamos e fazemos o que fazemos. Os valores e as crenças dão suporte à identidade e à missão dum indivíduo ou organização, e oferecem o reforço (motivação e permissão) que promove ou inibe as capacidades e comportamentos em particular. Uma determinada identidade ou papel, por exemplo, são associados a diversos valores e crenças essenciais. Estes, por sua vez, são apoiados por uma série de habilidades e capacidades necessárias para manifestar determinados valores e crenças como acções, num determinado ambiente ou contexto.
Nos grupos, organizações e sistemas sociais, os valores formam um tipo de moldura imaterial que contorna toda a interacção das pessoas dentro dum sistema. Os seus valores, e crenças, determinam a maneira como os eventos e as comunicações são interpretados e recebem significado. Portanto, são a chave para a motivação e a cultura. Os valores compartilhados e as crenças são a "cola" que une e mantém efectiva qualquer organização, comunidade ou equipe. Os conflitos de valores são fonte de desarmonia e desavença.
Identificação de Valores Comuns dentro da Comunidade Global de PNL
Muitas pessoas acham que o campo da PNL é simplesmente um grupo de técnicas e modelos – uma espécie de "caixa de ferramentas" sem um coração. Os princípios, ferramentas e habilidades da PNL, contudo, pressupõem certos valores que formaram a base emocional do compromisso das pessoas nesta área. Os practitioners, trainers e directores de instituições da PNL compartilham os valores mais importantes que servem como ímpeto fundamental do seu envolvimento na comunidade da PNL e sua paixão por compartilhar com os outros os poderosos benefícios da mesma.
Um dos objectivos do Projecto Millennium de PNL em Santa Cruz, Califórnia, foi o de identificar alguns dos valores essenciais que nos tornam uma comunidade global. A identificação desses valores pode ajudar a solidificar os laços entre as pessoas dentro da comunidade (bem como atrair outros que também compartilham desses valores), e definir directrizes éticas para a prática da PNL. A comunicação destes valores às pessoas dentro de outros grupos profissionais e comunidades pode ajudar a fortalecer a credibilidade da PNL e aumentar a apreciação das intenções e motivações dos seus practitioners.
O grupo que participa no Projecto Millennium contou com mais de 110 pessoas (principalmente trainers e fundadores de institutos de PNL) de 26 países do mundo (inclusive Rússia, Japão, Jugoslávia, Bulgária, Brasil, Argentina, África do Sul, Hong Kong e muitos outros) representando uma combinação diversificada do nosso planeta. Seguindo um processo que desenvolvi para ajudar as grandes organizações a estabelecerem valores comuns, os participantes foram organizados em grupos de quatro ou cinco pessoas com a finalidade de fazer o seguinte exercício:
- Cada membro do grupo deve compartilhar com o resto do grupo alguns de seus próprios valores essenciais; principalmente aqueles que se referem à sua "missão" ou "chamado" em relação à PNL. Em outras palavras, responder às perguntas: "Porque é que estou pessoalmente envolvido com a PNL?" "Porque é que a PNL é importante?" "Qual é a contribuição da PNL para o mundo?"
- Fazer uma lista dos principais valores e critérios dos membros do grupo e procurar as semelhanças e igualdades.
- Identificar o valor essencial mais profundo, em nível mais elevado, pressuposto pelos valores individuais expressos pelos membros do grupo. Encontrar uma ou duas palavras ou frases que reflictam e abranjam todos os valores essenciais, de alguma forma expressos pelo grupo.
Cada grupo apresentou as suas conclusões para o resto dos participantes do Projecto Millennium. Essas formulações de valores foram coleccionadas numa lista simples, que foi distribuída a todos os participantes. Os participantes foram solicitados a escolher 7±2 valores da lista (Não menos que 5 e não mais que 9) e listá-los de acordo com sua importância (1 sendo o mais elevado). Os participantes também foram solicitados a escrever um ou dois "indicadores de comportamento" ao lado de cada formulação de valor que escolheram, a fim de ajudar a defini-los mais especificamente.
Os doze valores essenciais da Comunidade Global de PNL
Os doze valores mais importantes (e indicadores de comportamento que os acompanharam) estão relacionados abaixo, de acordo com a hierarquia de importância que lhes foi atribuída pelos participantes como um todo. Isto foi determinado através de um resumo da avaliação dada a cada valor pelos indivíduos que tomaram parte na pesquisa.
- Praticidade: Ser pragmático e orientado para o objectivo. Procurar fazer uma diferença. Focalizar as aplicações práticas. Usar todos os recursos disponíveis para alcançar o objectivo. Pensar e agir tendo em mente a finalidade. Satisfazer as necessidades de maneira orientada para o objectivo e possível de ser testada. Dividir em passos práticos e passíveis de serem testados.
- Integridade: Fazer o que recomenda. Ter congruência na linguagem e na acção. Ter alinhamento entre as próprias crenças e valores e o comportamento. Agir a partir dos próprios valores essenciais. Integrar todos os aspectos de quem somos. Estar cientes dos nossos processos internos e crenças e comportar-nos de forma congruente. Ser verdadeiros nas nossas acções.
- Respeito: Reconhecer os limites pessoais. Honrar o potencial existente na outra pessoa. Ouvir e dar espaço às necessidades e expectativas do outro. Dar a todas as pessoas espaço e tempo iguais. Pedir permissão. Manter uma consideração positiva incondicional para com os outros. Honrar as contribuições exclusivas de cada pessoa.
- Ecologia: Trabalhar sempre visando o resultado bem formulado da outra pessoa. Responder aos nossos próprios sinais de congruência. Ser sistematicamente orientado. Considerar as consequências das nossas acções. Respeitar a intenção positiva. Procurar intensamente resultados equilibrados. Procurar manter um equilíbrio saudável entre todos os sistemas. Considerar o nosso impacto sobre o sistema superior.
- Criatividade: Sermos construtores livres das nossas próprias vidas. Desenvolver erros bem formulados. Estar abertos para possibilidades. Não aceitar o dado como dado. Encontrar novas perguntas. Fazer novos modelos. Encontrar novas maneiras de alcançar um objectivo. Encorajar os outros a expressarem e compartilharem os seus sonhos mais íntimos. Desafiar constantemente a maneira como fazemos as coisas e inovar com novas possibilidades.
- Amor (Universal): Colocar-se no lugar dos outros. Colocando-se no lugar dos outros, conectar-se com a fonte de energia profunda que há dentro deles. Sentir e mostrar compaixão pelos outros. Aceitar os outros como são. Oferecer um espaço onde alguma coisa possa mudar. Valorizar a nós mesmos, e valorizar os outros da mesma maneira. "Ver" e reconhecer o melhor nos outros. Optar por investir no bem-estar dos outros.
- Liberdade: Poder escolher. Acrescentar mais opções. Ser capaz de escolher. Permitir que os outros façam as suas próprias escolhas. Declarar os nossos pensamentos e sentimentos sem medo da retribuição. Honrar o direito das pessoas ao seu desenvolvimento pessoal.
- Diversidade: Não ter medo da diferença. Acolher o desafio da diferença. Ver o valor em todos os mapas do mundo. Reconhecer, honrar e valorizar as diferenças dos outros. Aceitar estilos diferentes. Incluir perspectivas diferentes. Respeitar as diferentes culturas.
- Elegância: Procurar o caminho mais curto e mais simples para alcançar um resultado. Procurar a beleza e a simplicidade. Agir com graça. Procurar o caminho e as ferramentas que nos permitem realizar o máximo com o mínimo esforço.
- Profissionalismo: Trabalhar com competência, criatividade e alegria. Observar com precisão. Estabelecer altos padrões. Conhecer os nossos limites. Modelar a excelência. Ser congruente, claro e habilidoso sempre, em qualquer contexto em que estejamos representando a PNL como uma área. Saber o que estamos a fazer, e fazer aquilo que sabemos. Ser capazes de demonstrar todas as habilidades da PNL. Manter-se sempre a aprender.
- Flexibilidade: Ter mais possibilidades de comportamento. Ter mais instrumentos de trabalho. Sermos capazes de desapegar-nos da nossa última descoberta. Ter uma série de caminhos para alcançar um objectivo. Ser aberto à mudança e acréscimo provindo de influências externas. Adaptar-nos a pessoas e situações diferentes. Sermos capazes de ajustar e adaptar-nos a situações inesperadas. Utilizar e reagir adequadamente ao retorno que recebemos.
- Criar uma Comunidade com Arte: Promover laços e amizade para projectos futuros em conjunto. Ter preocupação com o "nós". Agir ao serviço de outros. Valorizar os dons de cada pessoa. Criar afiliação e associação que incorporem a vasta variedade de aspectos da expressão humana. Ligar-se às pessoas como nossos semelhantes.
Outros valores notáveis incluem:
Curiosidade/Aventura: Ter prazer em "desconhecer" e permanecer o tempo suficiente para fazer descobertas a um nível mais alto.
Diversão / Bom Humor: Não levar a sério o que é profundamente sério. Gostar uns dos outros e do que fazemos.
Autenticidade: Ser nós mesmos. Compartilhar a nossa própria experiência interior honestamente com os outros.
É necessário lembrar que estes não são preceitos éticos ou "operadores modais" rígidos (i.e. "deve" e "precisa"). Ao invés disso, são princípios orientadores que aspiramos por em prática mais consistentemente nas nossas interacções pessoais e profissionais.
Uma Cultura de Liderança – Criando um Mundo ao qual as pessoas queiram pertencer.
Reflectindo sobre este conjunto de valores, fica evidente que alguns deles se referem a nós mesmos. Outros valores relacionam-se com a maneira como interagimos com os outros. Alguns relacionam-se a objectivos ou ao alcance deles. Ainda outros, relacionam-se a um sistema superior, dentro do qual estamos a agir.
Praticidade, liberdade e elegância, por exemplo, relacionam-se primeiramente à escolha e alcance de objectivos.
Integridade, criatividade e flexibilidade, por outro lado, estão basicamente relacionados à maneira como nos conduzimos a nós mesmos, enquanto procuramos atingir os nossos objectivos.
Respeito, amor e comunidade estão claramente associados com as nossas relações com os outros.
Ecologia, diversidade e profissionalismo estão mais ligados às nossas interacções com respeito a um sistema superior, dentro do qual agimos.
É fascinante notar que os quatro elementos ao redor dos quais os valores da comunidade de PNL se reúnem, são os elementos fundamentais da liderança. No seu sentido mais amplo, a liderança pode ser definida como a habilidade de envolver outros nos processos de alcançar um objectivo, dentro dum sistema superior ou de um ambiente. Isto é, um líder expressa-se (sendo tanto um estímulo como um exemplo) para influenciar indivíduos ou grupos, a fim de alcançar algum resultado, no contexto de um determinado sistema ou contexto. A mais alta expressão disso é conhecida como "Liderança Visionária".
A Liderança Visionária envolve o trabalho com os outros (na maioria das vezes companheiros) para "criar um mundo ao qual as pessoas queiram pertencer."
Uma das implicações do estudo de valores do Projecto Millennium é que as pessoas atraídas pela PNL, e os valores que representa, são naturalmente inclinadas à liderança.
Como mencionei anteriormente, os valores compartilhados são o fundamento da ética, da comunidade e da cultura. A cultura da PNL – conforme expressa pelos valores e habilidades que promove – é, em última análise, uma cultura de liderança.
Isto é algo que deve ser comunicado não somente àqueles que estão a aprender a ser practitioners em PNL; deve, também, ser reconhecido e apreciado pelos trainers e pelos institutos que formam a comunidade da PNL como um todo. É algo a ser compartilhado, e algo do qual devemos sentir-nos orgulhosos.
Novamente, é importante mencionar que a finalidade do estudo de valores do Projecto Millennium não foi tentar dizer que os doze valores que emergiram são os valores da comunidade inteira de PNL. A finalidade foi a de levar os membros representantes da comunidade a reflectirem sobre os seus valores essenciais e estabelecerem o início de uma conversa sobre valores. Um dos objectivos desta conversa é compreender melhor a finalidade e a influência dos valores na comunidade de PNL. Esperamos que muitos trainers, practitioners, desenvolvedores e directores de institutos de PNL reconheçam e façam eco aos valores que nós expusemos. Também, esperamos que estes valores sirvam como princípios orientadores do nosso trabalho com os outros e das nossas futuras interacções entre nós mesmos.
Quanto a mim, estou orgulhoso e contente por me contar como membro de uma comunidade que tem estes valores, e comprometo-me a traduzi-los em acção, na minha própria vida e no meu trabalho. Espero que vocês sintam o mesmo.
Robert Dilts é promotor e treiner no campo da PNL desde seu início, em 1975. É co-autor, com os fundadores da PNL, Bandler e Grinder, e Judith DeLozier, do NLP Volume I. Robert tem feito muitas contribuições fundamentais à PNL. Juntamente com Judith DeLozier e, mais recentemente, Todd Epstein, ele foi um dos membros fundadores da Universidade de PNL. Ele e Judith De Lozier completaram, recentemente, a obra The Encyclopedia of Systematic NLP.
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