Practitioner (PNL/140h)


PRACTITIONER EM PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA (NIVEL I) 
(mínimo 140 Horas)


O Pratitioner em PNL é o curso básico de Programação Neurolinguística, com um mínimo de 130 horas de curso, e que obedece a normas internacionais, no qual o participante interioriza os conceitos e técnicas fundamentais para a aplicação no seu próprio processo pessoal, profissional e na prática terapêutica.

Tem como fundamento modelos que dizem respeito a comunicação, modelos esses criados originalmente por Richard Bandler e John Grinder na Califórnia nos anos 70 e que foram desenvolvidos com base na observação de pessoas consideradas excelentes nos campos de ciências como a linguística, neurologia, cibernética e psicologia, e em diversos aspectos das actividades humanas.

Os modelos são copiáveis, de modo que, em princípio, a “excelência”, em qualquer aspecto da vida, pode ser alcançada por todos nós.

Neste novo conceito estão centradas a responsabilidade pessoal, o respeito, a integridade, a curiosidade, o entusiasmo, a dinâmica, o bom humor e, sobretudo, a qualidade no trabalho e em todas as facetas da vida.

É o estudo da nossa experiência subjectiva e a sua aplicação prática em todos os contextos da vida. O lema neste practitioner é: “não esperes o peixe, atrai e aprende a pescar
Nesta ordem dá-se muita ênfase aos processos de desenvolvimento pessoal, optimização do desempenho e da performance, e assim ao preenchimento significativo da vida.

As poderosas técnicas e ferramentas da PNL são de aplicação prática, imediata e efectiva para a conquista de metas e realização pessoal e profissional.

Para obtenção da Certificação Internacional de Pratitioner em Programação Neurolinguística deverá frequentar os 80% do programa.


Destinatários:

Gestores, Executivos, Terapeutas, Formadores, Trabalhadores na área social, Professores, Médicos, Enfermeiros e todos aqueles que individual ou profissionalmente estão empenhados em tornar as suas vidas mais atractivas e eficazes.

Trata-se de comunicação e quem não comunica?
Os assuntos tratados podem ser directamente empregues na liderança, na saúde, no ensino, no desporto, na família, nas relações sociais, no desenvolvimento pessoal, etc.






Alguns objectivos do curso para Practitioner de PNL:
  • Desenvolvimento pessoal com vista ao enriquecimento da qualidade da vida;
  • Aumento do conhecimento do processo de comunicação connosco e com os outros, de modo a encontrar padrões mais eficazes de comunicação;
  • Integração de certos princípios básicos que resultam num aumento de flexibilidade e eficiência no trabalho e na vida privada;
  • Acuidade na observação para estabelecer e manter uma boa relação com os outros através de meios verbais e não verbais;
  • Emprego de padrões de linguagem que especificam conteúdos e de outros padrões que favorecem uma relação mais profunda com os outros;
  • Criação e emprego de metáforas;
  • Controle de emoções através da transformação das representações mentais; entre outros, através da associação e dissociação;
  • Emprego automático de estados emocionais no momento próprio, por exemplo, em situações de insegurança;
  • Acesso e utilização de recursos pessoais até aqui não utilizados ou pouco empregues;
  • Maior flexibilidade no comportamento;
  • Investigação e emprego de estratégias de maior êxito;
  • Utilização das técnicas básicas da PNL em si próprio e nos outros

Com o Certificado Internacional de Practitioner (Nível 1) poderá tem acesso ao curso para Master Practitioner de PNL (Nível 2).


Benefícios Efectivos:
  • Mudança radical em todos os aspectos da vida em que se encontra descontente;
  • Aumentar a qualidade de vida, melhorando a comunicação consigo e com os outros;
  • Aprende técnicas para produzir estados emocionais positivos em si e nos outros;
Aprende por exemplo, só como exemplo:
  • Formular objectivos com maiores possibilidades de realização;
  • Perceber o papel das convicções atrás do sucesso de todas as estratégias mentais e aprende a transformar convicções;
  • Aprender formas para transformar programas mentais não funcionais;
  • Abrir caminhos para uma abertura ao desenvolvimento e crescimento contínuo;
  • Perceber melhor o papel da linguagem no crescimento ou na estagnação e aprende a empregar modelos linguísticos de forma funcional;
  • Torna-se totalmente claro que a verdade é sempre pessoal e apercebe-se das consequências disso para a comunicação;
  • Reconhecer os níveis dentro da comunicação, na aprendizagem, no desenvolvimento pessoal, nas intervenções, nos conflitos, etc.
  • Aprender a aplicar modelos e estruturas da PNL em diversos contextos;
  • Tornar-se consciente da sua própria estrutura de pensamento e começar a reconhecê-la nos outros;
  • Experimentar as transformações na relação: pensamentos – sensação – fisiologia – comportamento e aprende técnicas para actuar directamente em cada um desses elementos para influenciar os outros;
  • Aprender a seguir o outro na comunicação para a partir daí ter maior controlo na situação;
  • Consciencializar-se ainda mais de que todos temos os recursos necessários para atingir o que se quer e aprende a actualizar e empregar os recursos quando for necessário;
  • Perceber e sentir a importância dos valores e convicções na motivação, nas nossas escolhas e em sentirmo-nos bem ou não;
  • Alargar horizontes e aumenta a flexibilidade, as coisas não têm significado em si, podemos dar todo o significado que quisermos às coisas;
  • Compreender que há sempre algo positivo nos aspectos de si de que não gosta e aprende técnicas para reenquadrar e encontrar novos caminhos de acção;
  • Abrir possibilidades para um encontro consigo mesmo a nível global e profundo;
  • Perceber melhor os acontecimentos (negativos) do passado como sendo uma fonte de aprendizagem e aprende a libertar recursos positivos dessas experiências;
  • Desenvolver ainda mais a congruência total em todos os contextos da vida numa integração de comportamento, qualidades e competências, valores, convicções, normas e atitudes, identidade e missão no mundo.

PNL é provavelmente um manual de instruções da realização pessoal…
…um software para a EXCELÊNCIA, em todos os contextos.


Modalidade da Formação: Formação Contínua (fim de semana, dois dias)

Formas de Organização: A formação é presencial, realizada em sala equipada para o efeito, com componente Teórica e Prática.

Metodologia de Formação: O curso acontece num clima envolvente onde a teoria é experimentada através de dinâmicas, vivências interactivas, dando ao participante oportunidade de fazer mudanças e criar uma nova postura pessoal e profissional.


Conteúdo Programático:

“ PRACTITIONER INTERNACIONAL - PNL”
  • Introdução à PNL – o que é, a história e as abordagens;
  • Princípios básicos e pressupostos – axiomas da PNL que oferecem maior flexibilidade na acção e maior funcionalidade;
  • Aprender a aprender – os segredos da aprendizagem, aprender com maior eficiência;
  • O modelo de comunicação da PNL – relação entre estímulos, pensamento, emoção e comportamento;
  • Os níveis neurológicos – níveis de comunicação consigo mesmo e com os outros;
  • Formular objectivos – condições básicas para atingir objectivos com maior eficiência;
  • Acuidade sensorial – aumento da capacidade de observação;
  • Sistemas de Representação – as formas sensoriais de como representamos o mundo;
  • Sub modalidades – pedras básicas de cada sensação, experiência, pensamento;
  • Pistas de acesso – reconhecimento do sistema sensitivo utilizado pela outra pessoa na procura de informação através do padrão do movimento dos olhos;
  • Ancoras – estados emocionais positivos à disposição; fases, construção e emprego de âncoras;
  • Recursos – entre outros, a procura e emprego das nossas possibilidades latentes;
  • Rapport – criar relações de confiança e de boa relação com os outros; calibrar, espelhar, seguir e conduzir;
  • Padrões linguísticos – hierarquia de ideias e solução de conflitos;
  • Meta modelo da linguagem – padrões para encontrar de novo a relação entre a expressão falada e a experiência subjectiva;
  • Modelo da linguagem Milton – padrões linguísticos de transe para activar recursos a nível inconsciente;
  • Metáforas – criação e emprego como factor na transformação e crescimento;
  • Apresentar – princípios básicos da apresentação, efeitos conscientes e inconscientes da acção e exposição para um público;
  • Reenquadrar – novos quadros à volta de acontecimentos de modo que estes recebem um significado novo de carácter positivo; reestruturação de conteúdo, contexto e significado;
  • Comunicação com partes – as funções do inconsciente, negociar entre sub personalidades (partes) e reintegração das partes;
  • Estratégias – procedimentos mentais para atingir resultados; investigação, criação e instalação de diversas estratégias funcionais;
  • Valores e convicções – reconhecimento dos motores da motivação pessoal;
  • Linha do Tempo – neutralização de emoções negativas e implantação de objectivos no futuro.
  • Transformação essencial – a transformação que leva a estados essenciais e daí a transformações a nível profundo.
  • Panorama Social Mental – bases duma técnica fantástica e de aplicação directa com o uso das submodalidades.
TOTAL DE HORAS: mínimo 140h

Miguel Ferreira – Master Practitioner e Trainer em Programação Neurolinguística, Consultor em Panorama Social. Licenciado em Psicopedagogia, Pós-Graduado em Psicologia Clínica e da Saúde, Prática em Clínica Privada: Psicopedagogia Clínica.


Investimento / Promoções / Mais informações:
Peça informações enviando os seus dados: https://goo.gl/qGtMcU
Contacte: 96 720 5 066 / 91 401 9 401