terça-feira, abril 02, 2013

O Pote Rachado


Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta duma vara a qual ele carregava atravessada no seu pescoço.
Um dos potes tinha uma racha, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe.
O pote rachado chegava apenas pela metade.
Foi assim dois anos, diariamente, o carregador entregava um pote e meio de água na casa de seu chefe.
Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações.Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que tinha sido designado a fazer.
Após perceber que por dois anos tinha sido uma falha amarga, o pote disse um dia ao homem: - Estou envergonhado, quero pedir-te desculpas.
- Por quê?, perguntou o homem. - De que é que estás envergonhado?
- Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa do seu senhor, e por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços.
O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:
- Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho.
De facto, à medida que iam subindo a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens ao longo do caminho, e isto lhe deu ânimo. Mas no fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem pela sua falha.
Então ai disse o homem ao pote: (…)
- Você notou que pelo caminho só haviam flores no seu lado do caminho?
- Notou ainda que todos os dias enquanto voltávamos do poço, era você que as regava?
Por dois anos, eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser do jeito que é, ele não poderia ter essa beleza para dar graça à sua casa.
Lembrem-se, cada um de nós tem os seus próprios e únicos defeitos. Todos nós somos potes rachados.
Na grandiosa economia do Universo, nada se perde. Nunca deveríamos ter medo dos nossos defeitos. Basta reconhecermos os nossos defeitos e eles com certeza embelezarão a mesa de alguém... 

(Autor desconhecido).

A todos vós, um bem hajam.

Miguel Ferreira

quarta-feira, março 13, 2013

Sete Pecados Sociais (Gandhi)


Sete pecados sociais: política sem princípios, riqueza sem trabalho, prazer sem consciência, conhecimento sem caráter, comércio sem moralidade, ciência sem humanidade e culto sem sacrifício. (Mahatma Gandhi)

Frases e Citações de Mahatma Gandhi

Por Fernando Pessoa

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

(Fernando Pessoa)

quinta-feira, março 07, 2013

Necessidades Humanas Essenciais

A grande motivação do ser humano é a busca do prazer e a fuga da dor e do sofrimento. Nós fazemos qualquer coisa para evitar dor e obter prazer. Além disso, nós, seres humanos, temos algumas necessidades básicas e essenciais. Anthony Robbins, coach, comunicador e escritor americano, identifica seis necessidades humanas essenciais:

1ª. - Necessidade de certeza e conforto; 
2ª. - Necessidade de incerteza e variedade; 
3ª. - Necessidade de amor e conexão; 
4ª. - Necessidade de significância e importância; 
5ª. - Necessidade de crescimento; 
6ª. - Necessidade de contribuição.

As quatro primeiras são fundamentais e a realização das duas últimas só é possível após a satisfação das primeiras.
Tudo que nós, seres humanos, fazemos, de alguma maneira, é procurar satisfazer uma ou mais dessas seis necessidades essenciais. Elas são os nossos meta-objectivos, isto é, os objectivos dos objectivos.
Cada um de nós tem a sua própria maneira de satisfazer essas necessidades. Podemos denominar as maneiras de realização das necessidades de veículos. Alguns veículos são construtivos, alguns neutros e, outros, destrutivos. Por exemplo, a doença pode ser usada como veículo para obter amor e conexão e isso pode dificultar a cura devido a esse ganho secundário da doença. O dinheiro, frequentemente, é utilizado como veículo para satisfazer a necessidade de significância. Álcool e drogas, inúmeras vezes, são veículos destrutivos para tentar satisfazer a necessidade de variedade e incerteza.
Uma coisa importante a lembrar, é que escolhemos os nossos veículos e não são eles que nos escolhem. A verdadeira realização e felicidade humana, depende muito da satisfação destas seis necessidades essenciais.
Certeza e conforto: A necessidade de certeza e conforto está relacionada à habilidade de evitar a dor e obter prazer, levando à segurança e à sobrevivência. Os potenciais veículos para satisfazer esta necessidade essencial são: comida, controle, consistência, identidade, fé.
Incerteza e variedade: O ser humano tem necessidade de um certo grau de surpresa, variedade, desafio, diferença e novidade na vida. Sem isso, a vida fica monótona, sem tempero e sem motivação. Quando encaramos a incerteza e o desconhecido expandimos a nossa vida. Potenciais veículos usados para satisfazer esta necessidade são: enfrentar desafios, novos relacionamentos, novos empregos, viagens, aventuras, estudar algo novo, mudanças, uso de álcool e drogas etc.
Significância: A necessidade de ser importante, de ser reconhecido, original, diferente. Os veículos para satisfazer esta necessidade são muito variados. O dinheiro, o poder e a fama são maneiras claras de alcançar significância na nossa sociedade. Mas também ter o maior problema, ser o mais humilde pode dar significância. Ter um filho é uma boa maneira de obter significância, pois os filhos, pelo menos na infância, valorizam os pais.
Conexão e Amor: Tudo o que nós queremos na vida é amor. Esta é uma necessidade básica do ser humano. Uma criança que não receba um mínimo de amor não sobrevive. (Experiência do rei da Prússia que proibiu as enfermeiras de darem afecto a crianças e nenhuma sobreviveu). São vários os veículos para a satisfação desta necessidade. Eles vão desde o uso da doença para ganhar conexão e atenção amorosa, o que dificulta a recuperação e cura devida a esse ganho secundário, até o amor incondicional dos pais para os filhos.
Crescimento: Todos nós temos a necessidade de crescer na vida, aprender, mudar, expandir e melhorar.
Contribuição: É a necessidade de dar, ajudar, servir e fazer uma diferença na vida dos outros. Quando ajudamos os outros a realizarem-se, nós nos realizamos. Uma boa fórmula de felicidade é sempre dar aos outros o que queremos receber.
Precisamos escolher a maneira mais harmoniosa de satisfazer as nossas necessidades essenciais. Podemos satisfazer qualquer uma ou todas estas seis necessidades, mudando a nossa PERCEPÇÃO (crença ou apreciação) ou por algum PROCEDIMENTO (veículo ou maneira). Então, o segredo para satisfazer as nossas necessidades é mudar as nossas percepções ou nossas acções.

Boas realizações. Bem hajam.
Miguel Ferreira

quarta-feira, março 06, 2013

A Montanha


Filho e pai caminhavam numa montanha.
De repente, o filho cai, magoa-se e grita: - Aiii!!
Para sua surpresa, escuta a sua voz repetindo-se nalgum lugar na montanha: - Aiii!!
Curioso o filho pergunta: - Quem és tu?
E recebe como resposta: - Quem és tu?
Contrariado grita: - Covarde!
E escuta como resposta: - Covarde!
O filho olha para o pai e pergunta, aflito: - O que é isto?
O pai sorri e fala: - Meu filho, presta atenção.
Então o pai grita em direcção à montanha: - Eu admiro-te!
A voz responde: - Eu admiro-te!
De novo, o homem grita: - És um campeão!
A voz responde: -És um campeão!
O filho fica espantado. Não entende.
E o seu pai explica: - As pessoas chamam a isto o ECO, mas, na verdade, isto é a VIDA.
A VIDA dá-te de volta tudo o que DIZES, tudo o que DESEJAS DE BOM E DE MAL AOS OUTROS. A VIDA devolve-te toda a BLASFÉMIA, INVEJA, INCOMPREENSÃO, FALTA DE HONESTIDADE que desejas, e que praguejas às pessoas que te rodeiam.
A NOSSA VIDA é simplesmente o REFLEXO das nossas ações.
Se queres mais AMOR, COMPREENSÃO, SUCESSO, HARMONIA, FIDELIDADE, cria mais AMOR, COMPREENSÃO, HARMONIA, no teu coração.
Se agires assim, a VIDA dar-te-á FELICIDADE, SUCESSO E AMOR das pessoas que te rodeiam.

Cuidado então com o que semeiam na vida, pois será isso que iram colher.
Bem hajam.

Miguel Ferreira

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Ouvir Mozart torna-o mais inteligente


O compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart como génio compositor da música clássica, foi alvo duma teoria que nasceu na década de 1990 e que levou a acreditar que tocar peças do músico para crianças melhoraria o desenvolvimento do seu cérebro, tornando-as mais inteligentes.
Muitas vezes, os mitos são criados com base em factos reais, contudo este em particular teve origem num estudo publicado pela revista científica Nature em 1993. A pesquisa descreveu uma experiência aplicada em estudantes duma universidade na Califórnia na realizaram duma série de tarefas. Os voluntários que ouviram atentamente uma peça de Mozart antes de fazer os testes saíram-se um pouco melhor do que os que ouviram músicas para relaxamento ou não ouviram nada.
O efeito positivo da sonata de Mozart sobre o desempenho dos estudantes desapareceu após cerca de 15 minutos. 
Dois anos mais tarde, os mass-média tinham transformado as observações do estudo numa teoria segundo a qual tocar Mozart para crianças jovens melhorava a sua inteligência.
As editoras começaram a vender CDs do génio austríaco a famílias com crianças. Em 1998, nos Estados Unidos, o Estado da Geórgia distribuiu CDs de Mozart para mães com bebés recém-nascidos.
Muitos outros estudos, criaram teorias de que as estruturas musicais das composições de Mozart exerciam uma influência biológica sobre as conexões nervosas do cérebro e em estudos posteriores, a verdade acabou por se mostrar bem mais prosaica, concluído os especialistas que qualquer música estimulante tocada antes duma série de exercícios mentais ajuda-nos a criar um estado de alerta e entusiasmado, e logo uma melhoria no desempenho.
O estado de alerta e concentração é uma habilidade como qualquer uma e a frequência da música clássica ou new age, é sem dúvida uma boa maneira de activa essa habilidade.
Bem hajam e boas audições.

sábado, fevereiro 02, 2013

O Poder da Educação


Conta-se que o legislador grego Licurgo, que viveu no século IV antes de Cristo, foi convidado a proferir uma palestra a respeito de educação. Aceitou o convite, no entanto pediu o prazo de seis meses para se preparar. O facto causou estranheza, pois todos sabiam que ele tinha capacidades e condições de falar a qualquer momento sobre o tema, e por isso o tinham convidado.
Transcorridos os seis meses, compareceu perante a assembleia em expectativa. Postou-se à tribuna e logo de seguida entraram dois criados, cada qual levando duas gaiolas. Em cada uma havia um animal, sendo duas lebres e dois cães. A um sinal previamente estabelecido, um dos criados abriu a porta duma das gaiolas e a pequena lebre, branca, saiu a correr, espantada. Logo de seguida o outro criado abriu a gaiola em que estava o cão e este saiu em desabalada correria ao encalço da lebre. Alcançou-a com destreza, trucidando-a rapidamente.
A cena foi dantesca e chocou a todos. Uma grande admiração tomou conta da assembleia e os corações pareciam saltar do peito. Ninguém conseguia entender o que Licurgo desejava com tal agressão. Mesmo assim, este nada disse. Tornou a repetir o sinal convencionado e a outra lebre foi libertada. A seguir, o outro cão.
As pessoas ali presentes mal continham a respiração. Alguns, mais sensíveis, levaram as mãos aos olhos para não ver a reprise da morte bárbara do indefeso animalzinho que corria e saltava pelo palco. No primeiro instante, o cão investiu contra a lebre. Contudo, em vez de abocanhá-la, bateu-lhe com a pata e ela caiu. Logo a lebre ergueu-se e pôs-se a brincar com o cão. Para surpresa de todos, os dois ficaram a demonstrar tranquila convivência, saltitando de um lado a outro no palco.
Então, e somente então, Licurgo falou: - Senhores, acabaram de assistir a uma demonstração do que pode a educação.
Ambas as lebres são filhas da mesma matriz, foram alimentadas igualmente e receberam os mesmos cuidados. Assim, igualmente, os cães. A diferença entre os primeiros e os segundos é, simplesmente, a educação.
E prosseguiu vivamente o seu discurso, dizendo das excelências do processo educativo: - A educação, baseada numa concepção exata da vida, transformaria a face do mundo.
Eduquemos os nossos filhos, esclareçamos a sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos aos seus corações, ensinemos a despojarem-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em tornarmo-nos melhores.
O verbo educar é originário do latim "educare" (ou "educcere"), e quer dizer "extrair", "tirar fora".
Percebe-se, portanto, que a educação não se constitui num mero estabelecimento de informações, mas sim, em se trabalhar as potencialidades interiores do ser, para que floresçam.

Para todos os pais, um bom florescimento.
Bem hajam.

Miguel Ferreira

quinta-feira, janeiro 31, 2013

O Poder da Auto-estima


Auto-estima, é a confiança na nossa capacidade para pensar e enfrentar os desafios da vida; a confiança no nosso direito de ser feliz; a sensação de sermos merecedores, dignos, qualificados para expressar as nossas necessidades e desejos e desfrutar os resultados dos nossos esforços.
Se tivermos uma CONFIANÇA realista no nosso valor pessoal, se nos sentirmos seguros a nosso respeito, a nossa tendência será viver o mundo como um lugar aberto, respondendo ao seus desafios e oportunidades duma maneira apropriada. A auto-estima fortalece, dá energia e motivação. Abre-nos a possibilidade de sentir satisfação. Na medida em que temos confiança na nossa capacidade de pensar, aprender e compreender, a nossa tendência é perseverar quando defrontamos desafios difíceis ou complexos.
Quanto maior for a nossa auto-estima, mais nos sentimos propensos a tratar os outros com respeito, benevolência, boa vontade e justiça, pois não tendemos a percebê-los como ameaças, uma vez que o auto respeito é o alicerce do respeito pelos outros.
Em cada pessoa haverá inevitáveis flutuações no seu nível de auto-estima; portanto, devemos procurar manter sempre o nível médio de auto-estima, pois na medida em que não conseguimos desenvolver uma autêntica auto-estima, vivemos graus variáveis de ansiedade, insegurança e dúvida a respeito de nós próprios.
Algumas vezes, auto-estima confunde-se com vangloriar-se, com agir e falar com arrogância, contudo esses traços não refletem uma grande auto-estima, pelo contrário, denunciam o quanto está pequena, ou seja, refletem uma grande ausência de auto-estima.
As pessoas com elevada auto-estima não se sentem motivadas a se manifestarem superiores aos outros. Não procuram provar o seu valor comparando-se com padrões de avaliação externa. A sua alegria está em serem quem são, não em serem melhores do que ninguém.
Uma vez que somos seres sociais, necessitamos duma certa medida de estima da parte dos outros. Mas vincular a nossa auto avaliação à boa opinião que os outros fazem de nós significa colocarmo-nos à mercê deles da maneira mais humilhante possível.
Uma das maneiras mais eficazes de se libertar da preocupação com a opinião dos outros é aumentar o nível de consciência que cada um extrai das suas experiências: quanto mais eu capto com clareza os meus sinais internos, mais os sinais externos tendem a recuar para uma posição de equilíbrio adequado. Isto implica aprender a ouvir o corpo, aprender a ouvir as emoções, aprender a pensar por si mesmo.
Onde existe auto-estima, existe auto aceitação. Para podermos crescer e mudar, devemos começar pela auto-aceitação. Aceitar a si mesmo não significa eliminar o desejo de crescer, de melhorar, de evoluir. Significa, isso sim, não estar em pé de guerra consigo mesmo, não negar a realidade da verdade sobre nós mesmos, agora, neste momento da nossa existência.
A aceitação a nós mesmos é a aceitação do facto de que o que pensamos, sentimos e fazemos são expressões da nossa pessoa no momento em que elas ocorrem.

PARA REFLETIR...
O que é desânimo? É o sentimento de que "simplesmente não sirvo para nada, nem adianta tentar", o que leva a pessoa ao desespero e faz com se atole na preguiça. Baixa auto-estima = desânimo. A refutação disto consiste em reconhecer a própria bondade, em acreditar que Deus ou algo superior a nós próprios, nos criou com capacidade suficiente para controlarmos o nosso comportamento (livre arbítrio/possibilidade de escolhas), e que, portanto, temos os motivos para crer que podemos vencer as muitas dificuldades da vida. Temos a liberdade de escolher entre a boa vontade para ver e corrigir os próprio erros ou perseverar nos erros.
Perseverança diante das dificuldades: continuar a tentar entender quando entender não parece tão fácil; persistir no treino duma habilidade ou na busca da solução de um problema quando as derrotas nos confrontam; manter o compromisso com os nossos objectivos apesar dos muitos obstáculos que nos espreitam ao longo do caminho.
Confie em si mesmo. Pense na auto-estima positiva como o sistema imunológico da consciência, que lhe fornece resistência, força e uma capacidade de regeneração ao lidar com os desafios da vida. (Texto fundamentado do livro Auto Estima – Nathaniel Branden).

Bem hajam,
Miguel Ferreira

sexta-feira, janeiro 11, 2013

Qualidade de Vida: Fluir no Tempo

“Ahhh.... como seria bom se o dia tivesse 30 horas” ... “Estou sem tempo”....”vivo a correr” ... “não vai dar tempo”... “tenho menos tempo hoje do que a uns tempo atrás”...e tantas outras frases que pronunciamos ou ouvimos dizer. Gerir o tempo tornou-se uma das tarefas mais imprescindíveis e difíceis nos tempos atuais, sendo uma das competência fundamental ainda não trabalhada de forma eficiente pela maioria dos profissionais no dia-a-dia. Gerir o próprio tempo tornou-se de tal forma um desafio, tal como aprender qualquer outra competência técnica e muitas vezes mais difícil. Administrar o tempo tem duas funções básicas: procura de eficácia no trabalho e melhorar a qualidade de vida. Este tema tem sido essencial na medida que cada vez mais existem pressões provindas de todos os lados para que as ações aconteçam e as atividades sejam realizadas de forma otimizada, assim como as mudanças na maneira de trabalhar e os imprevistos, que sendo cada vez mais frequentes provocam a necessidade de termos 30 horas no dia para que possamos resolver tudo o que necessitamos. Estas exigências geralmente tornam o nosso dia curto e cansativo, com elavado stresse, os nervos a flor da pele e a vontade de fugir, viajar, ou muitas vezes enfiar-se num buraco e ficar lá...quietinho, sem ninguém a incomodá-lo. Além de aprender a gerir melhor o nosso próprio tempo, temos de aprender a gerir o tempo alheio que tanto nos influencia. Gerir o tempo passa por alguns algumas habilidades fáceis de entender, mas de relativa dificuldade de aplicação. Ficam aqui três dias fundamentais: Procurar objetividade Saber chegar à raiz do que é importante, evitar sobrecargas desnecessárias ou perder-se em detalhes que não agregam valor. Definir prioridades Esta é talvez a habilidade mais difícil e também a mais importante para conseguir otimizar o tempo. Temos uma limitação natural de tempo (24 horas ao dia e 8 de trabalho) e uma quantidade de tarefas a desempenhar durante este tempo. Com a rotina acabamos por não exercitar a habilidade de filtrar o que é importante, aquilo que realmente é importante. Trabalhar prioridades significa filtrar, selecionar e definir os elementos que são imprescindíveis naquele dia ou naquela semana, ou seja, termos bem claro qual será a nossa prioridade ou prioridades, ter foco, direção. Delegar Dividir o fardo, contar com a ajuda das outras pessoas, evitando centralizar todas as decisões. Quem não consegue delegar acaba por carregar um peso excessivo e chega um ponto em que o trabalho simplesmente deixa de ser produtivo, surgindo o cansaço, desânimo e o stresse elevado que acaba por ser o fator principal de grande parta dos problemas e doenças psicossomáticas. Será pois importante, aprenda a dizer não e a delegar pedindo ajuda as pessoas que o rodeiam. Não assuma mais do que pode fazer, é preferível fazer menos mas com mais qualidade do que tentar abraçar o mundo e não conseguir o resultado desejado. Nunca prometa o que não pode cumprir, pois a força desse compromisso irá causar desgaste e sobrecarga. Cuide do seu estado mental e físico, desanuviando a sua cabeça com atitidades livres, relaxamento, meditação ou oração; descanse e faça exercício físico. A caminhada livre, sem competição e uma boa companhia, podem fazer milagres. Perceba que quando a sua mente esta mais tranqüila e seu corpo mais relaxado as tarefas fluem melhor. Permita-se a ter momentos de tranquilidade e descanso periodicamente. Gastamos cerca de 70 a 80% do nosso tempo com funções que não agregam valor de forma substancial à nossa vida, a resolver problemas menores perdendo de vista o que realmente é importante. Por fim, gerir o tempo deve considerar diversos outros pontos que devem ser considerados em relação a realidade de cada um. O ponto central é: desenvolva meios de ter uma melhor qualidade de vida. Afinal, a quem diga que vivemos apenas uma vez, assim sendo, procure viver o melhor que puder, mesmo que acredite que vivemos várias vidas. Bom trabalho e disfrute do tempo.

domingo, maio 20, 2012

Ansiedade e Insegurança

As pessoas inseguras geralmente possuem uma visão idealizada do que é ser autoconfiante. Muitas imaginam que as pessoas confiantes não têm medo de nada e estão dispostas a enfrentar tudo com o peito e a coragem, e jamais sentem a mínima insegurança. Essa idealização torna o autoconceito da pessoa insegura ainda mais crítico, pois ao comparar-se a essa noção duma pessoa superconfiante, sente-se ainda mais insegura e inadequada. Esta idealização, contudo, é extremamente ilusória. A autoconfiança completa é um mito e, quando real, caracteriza um quadro de arrogância ou mesmo de distúrbio mental – o “louco” pode ter uma autoconfiança extrema pelo simples facto de que não tem noção da realidade! Qualquer pessoa “normal” sente insegurança, em diversos níveis e em diversas situações na vida. A diferença essencial é que a pessoa que costuma ser mais autoconfiante do que insegura pode até ter receios e duvidar da própria capacidade ou competência, mas tende a ser mais optimista e, no geral, não faz grande caso disso. A pessoa que costuma ser mais insegura, por outro lado, faz grande caso de pequenas coisas e detalhes, como se a sua vida dependesse de resultados que são, na realidade, insignificantes ou pelo menos não tão importantes para justificar o stresse. Toda esta preocupação gera ansiedade. A ansiedade é o exagero emocional gerado pela percepção incorreta do que está a ser enfrentado, ou seja, a pessoa faz uma grande tempestade num copo d’água, dando um peso demasiado grande para eventos que não deveriam ser valorizados dessa forma. Um dos exemplos mais comuns é o medo de falar em público. Várias pesquisas comprovaram que as pessoas têm mais medo de falar em público do que da própria morte! Contudo falar em público não mata, nem nos tira nenhum pedaço. A ansiedade gerada por este tipo de situação, no entanto, mostra quão valorizada é a ideia de se expor publicamente. Esta valorização extrema faz com que a pessoa acredite que precisa de ter um desempenho perfeito e é esta cobrança excessiva que gera a ansiedade neste caso. A pessoa autoconfiante, pelo contrário, não dá muito valor para o facto de se estar a expor em público e, apesar de poder passar por momentos de insegurança ou receios com relação à própria performance, é o peso que se dá à situação que define quão ansiosa se irá sentir. Ao não atribuir um valor muito grande, a pessoa sente-se mais tranquila e esta postura confere-lhe maior segurança ao passar pela experiência. A insegurança e a ansiedade acabam por andar juntas e uma reforça a outra. Quanto maior for a “tempestade” feita com a ideia de passar por uma determinada situação, maior a ansiedade e, consequentemente, maior o nível de insegurança. Neste caso, a baixa auto-estima o pessimismo e a desconfiança quanto à própria capacidade, são as características que nutrem a insegurança, que por sua vez, alimentam ainda mais a ansiedade. A ansiedade, em primeiro lugar, é uma questão de “opinião”. O que pensa sobre um determinado assunto define como irá sentir em relação a ele. Quanto mais dramatiza negativamente, ou seja, quanto mais valor dá a uma situação, mais ansiedade irá sentir. É muito importante não encarar aqui esta ansiedade como uma desordem emocional avançada ou uma doença (pois, não nos estamos a referir a casos clínicos, como o síndrome do pânico ou distúrbio bipolar, mas, sim, a ansiedade comum). A ansiedade não pode ser comparada a uma gripe que se “apanha” de repente, uma vez que se desenvolve na mente e depende dos seus conceitos e das suas opiniões para se fortalecer ou enfraquecer na vida. Assim, também a insegurança segue o mesmo caminho. O pessimismo, a baixa auto-estima e a dúvida quanto à sua própria capacidade são coisas que nascem no nível das ideias e, assim como a ansiedade, não é uma doença que “se apanha” acidentalmente e, portanto, deve ser solucionada ao mesmo nível em que é criada. As soluções mais práticas e eficazes para a ansiedade e insegurança são revisar os próprios conceitos pessoais que geram o medo causador das sensações de inadequação e desconfiança e expor-se o máximo possível, forçando-se a passar por experiências – quanto mais, melhor, até que se gerem novas convicções sobre um mesmo desafio. Grande parte da ansiedade e insegurança está ligada à falta de experiência. As pessoas que superaram o medo de falar em público referem sempre que o segredo é simplesmente expor-se o máximo possível e aproveitar toda e qualquer oportunidade para falar até que a se perceba, através da experiência pessoal, que não há nada de mais em expor-se frente a uma plateia – ou seja, a aprendizagem ocorre justamente quando o valor excessivo é retirado da situação. A pessoa que tem medo de falar em público e, com isso, desencadeia ansiedade e insegurança acha que isso é uma “grande coisa” e começa a formar um filme negativo enorme dentro da sua cabeça; ao passo que a pessoa que vai passando por esse tipo de experiências começa a reduzir o valor dado a essa actividade e começa a percebê-la como uma coisa normal, rotineira – logo, não alimenta toda a preocupação ansiosa ou de dúvidas em relação à sua própria capacidade. Ou seja, quando a experiência se torna comum, ai é desmascarada e essa ilusão cai por terra, tornando-se ridículo todo o medo anterior. É como acender a luz num quarto escuro, quando se consegue ver todos os detalhes da realidade, de repente deixa de parece tão assustadora! Despojar-se desta forma e predispor-se a passar por experiências com o objectivo de extinguir a insegurança e a ansiedade geradas pela ideia de passar por elas acaba por ter um efeito glorioso, começando a não necessitar de repetir o mesmo processo com tudo o que anteriormente gerava ansiedade e insegurança. Desta forma aprende e torna-se um “craque” a dominar as suas emoções sempre que surge uma nova situação. Aprendemos muito por generalizações, e até pode não ter muita experiência com uma determinada situação específica, mas tem a experiência de enfrentar os seus fantasmas e isso começa a dar-lhe um forte senso de autoconfiança. Mesmo sendo realista e tendo a noção de que poderá não ser o melhor ou que até pode cometer algum deslize, a ansiedade já lá não está. Desta forma e através deste tipo de atitude – enfrentando os seus receios, você será capaz de dar “conta do recado” sem se alterar emocionalmente – isto é a verdadeira autoconfiança! 

Força e bons desafios. Miguel Ferreira

quinta-feira, abril 26, 2012

O ciclo

"No ventre de uma mulher grávida, dois bebés falavam:

- Acreditas na vida pós-parto?
- Claro. Tem que haver alguma coisa. Se calhar estamos aqui a preparar-nos para o que vamos ser.
...
- Disparate! Não há vida depois do parto. Como é que seria verdadeiramente essa vida?
- Não sei, mas com certeza deve haver mais luz que aqui. Talvez até consigas andar com os próprios pés e comer com a própri...a boca.
- Isso é absurdo! Andar é impossível! E comer com a boca!? Completamente ridículo! O cordão umbilical é que nos alimenta. Só te digo isto: A vida após o parto não é possível. O cordão umbilical é muito curto!
- Eu cá tenho a certeza que há alguma coisa. Com certeza apenas diferente daquilo a que estamos habituados aqui.
- Mas nunca ninguém voltou de lá para contar... o parto é o final e mais nada! Angústia prolongada na escuridão.
- Bom, não sei como é que vai ser depois do parto, mas tenho a certeza que a Mãe vai tratar de nós.
- Mãe? Acreditas nisso!? E onde é que ela supostamente está?!
- Onde? Em tudo à nossa volta! Vivemos nela e através dela. Sem ela nada existiria.
- Eu não acredito nisso! Nunca vi Mãe nenhuma porque simplesmente não existe.
- Então, mas quando estamos em silêncio não a consegues ouvir cantar e falar? E não a sentes a afagar o nosso mundo? Sabes, eu acho mesmo que nos espera a vida real e que esta é só uma prepararação para ela...
- Esquece! Isso são aquelas tretas da fé.

quinta-feira, abril 19, 2012

Como Trabalhar em Equipa




Ao longo destes anos tive o privilégio de trabalhar com equipas formidáveis, e todos eles agradeço a aprendizagem que tem sido constante. Bem sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, isto é, se não tiver conhecimento sempre haverá uma pessoa acima de si. Por isso é muito importante estar sempre atualizado e em formação permanente. Nos tempos atuais é difícil é arranjar um novo emprego, e por vezes ainda mais difícil é mantê-lo, no entanto uma oportunidade jamais poderá ser desperdiçada mas sim aproveitá-la ao máximo para estar sempre em progressão, quer seja individualmente, quer em equipa ou empresa. Para que seja um funcionário exemplar, especialmente no trabalho em equipa deixo aqui algumas das principais dicas de como trabalhar em grupo e não prejudicar o próximo e a si mesmo e ainda assim destacar-se, pois grande parte do ano será passado nesse contexto com outras pessoas.
1 – Paciência: Um dos principais obstáculos para se trabalhar em grupo é conciliar as opiniões diversas, por isso nesse momento o que deve falar mais alto é a devida paciência. A melhor forma de resolver esse problema e saber expor a opinião tendo noção que alguém pode considerar ou não gostar, procurando chegar a um acordo, sabendo ouvir o que outros tem a dizer sobre determinado assunto mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.

2 – Seja compreensivo: O orgulho pode prejudicar por não deixar a pessoa admitir que está errado, ou até aceitar novas ideias. Porém esse orgulho pode levar o profissional a grandes problemas dentro da empresa. O correto é que esteja sempre aberto a novos projetos e aceitar o que o próximo sugere, porque toda a equipa pode beneficiar com um todo.

3 – Nada de críticas: Com a convivência diária realmente é muito difícil não acontecer algum tipo de conflito entre o grupo. Portanto esse problema não se pode tornar pessoal e deixar afetar o trabalho em equipa. Pense muito bem no que vai dizer ao seu colega, e jamais critique na sua identidade pessoal, falando de maneira construtiva sobre as ideias do mesmo para que possa melhorar o serviço e o trabalho de todos no grupo\empresa. Quando surgirem conflitos entre os colegas de grupo, é de vital importância não deixar que isso interfira no trabalho em equipa. Avalie as colocações do colega, com isenção total sobre suas impressões de carácter. Pode criticar (de forma construtiva) as ideias, nunca a pessoa, pois dessa forma o outro poderá sentir-se atacado, e ai defende-se.

4 – Dividir: Algumas pessoas pensam que ao fazer tudo sozinhas estarão mais afrente do que os seus outros colegas. Isto é mito, porque no caso de algum problema toda a responsabilidade fica por sua conta, ficando ainda mais difícil de resolver. Aproveite ao máximo a força e energia da equipe, dividindo as tarefas com todos, pois delegar, compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.
5 – Disposição: Jamais se esqueça das suas obrigações, deixando-as por conta dos “amigos de trabalho”. Saiba separar a divisão de tarefas e deixar de trabalhar, a diferença é grande, significativa e pode-o prejudicar. De qualquer forma, colabore sempre mostrando disposição.
6 – Solidariedade e participação: Esteja sempre à disposição para ajudar o seu colega e dar sempre o melhor de si. Quando precisar não se sinta constrangido para pedir ajuda a alguém da equipa. Esteja disponível, seja flexível e saiba como pedir um favor educadamente.
7 – Comunicação e dialogo: Nunca deixe acumular um problema, pois mais a frente poderá ser ainda maior. Converse sobre e tente encontrar com o grupo a melhor solução para que ninguém saia prejudicado.

8 – Planeamento: Quando se tem um planeamento, tudo se torna muito mais fácil, e dessa forma cada um terá uma tarefa, uma meta a ser alcançada e um prazo a ser concluído. Assim ninguém fica perdido e tudo se torna mais organizado.
Acredito que ao seguir estas dicas o seu cotidiano na equipa, empresa ou até mesmo na família, tudo será muito mais agradável e as hipóteses de progresso serão muito maiores, pois o serviço e a dinâmica grupal fluirão como deve ser. O mais importante e ter dialogo com os seus colegas/ familiares, ter respeito e ser sempre educado.
Bem hajam e bom trabalho.

Miguel Ferreira

Você é desarrumado ou perfeito?


Esta história pertence ao livro Steps to an Ecology of Mind, de Gregory Bateson, trata-se da transcrição duma conversa que este tivera com a filha:
Um dia, a filha perguntou-lhe: pai, porque é que as coisas ficam desarrumadas com tanta facilidade?
- O que está a querer dizer com "desarrumadas"? - perguntou ele.
- Bem, sabe como é quando as coisas não são perfeitas. Olhe para a minha escrivaninha agora. Está cheia de coisas. Desarrumada. E ontem à noite esforcei-me ao máximo para deixar tudo perfeito, mas as coisas não permanecem perfeitas. Ficam desarrumadas com a grande facilidade!
Bateson pediu à filha:
- Mostre-me como é quando as coisas estão perfeitas.
Ela arrumou tudo na devida ordem, e disse:
Aí está, assim é perfeito. Mas não continuará assim.
E se eu deslocar esta caixa de tintas para aqui, cerca de um palmo? O que acontece?
- Ora, pai, agora ficou desarrumado. Além do mais, teria de estar direitinha, e não torta, como a deixou.
- E se eu mudasse este lápis para cá?
- Está desarrumado outra vez.
- E se deixasse este livro aberto?
- Também fica desarrumado!
Bateson declarou então para a sua filha:
- Querida, não é que as coisas fiquem desarrumadas com grande facilidade. O que acontece apenas que tens mais meios para desarrumar as coisas, e só tem um meio para deixar tudo perfeito.
A maioria das pessoas cria numerosos meios para se sentir mal, e apenas uns poucos meios para se sentir realmente bem.

Bem hajam e boas arrumações.

Miguel Ferreira 

domingo, abril 01, 2012

NASCIMENTO DA EXCELÊNCIA: A CRENÇA


"O homem é o que ele acredita."
                                                                       Anton Tchecóv

No seu maravilhoso livro, Anatomy of an Illness, Norman Cousins conta uma instrutiva história sobre Pablo Casals, um dos maiores músicos do século vinte. É uma história de crença e renovação, e que todos nós podemos aprender com ela.
Cousins descreve o encontro com Casals, um pouco antes do nonagésimo aniversário do grande violoncelista. Diz ele que era doloroso olhar o velho homem quando começava o seu dia. A sua fragilidade e artrite eram tão debilitadoras que precisava de ajuda para se vestir. O Seu enfisema era evidente na difícil respiração, andando com um arrastar de pés, curvado, cabeça inclinada para a frente. As suas mãos eram inchadas, os seus dedos apertados. Parecia um homem muito velho, velho e cansado.
Antes mesmo de comer, foi até o piano, um dos vários instrumentos em que Casals se tornara perito. Com grande habilidade, ajustou-se na banqueta. Parecia para ele um terrível esforço levar os seus dedos inchados e cerrados até o teclado.
E, então, algo de muito milagroso ocorreu. De repente, Casals transformou-se completamente ante os olhos de Cousins. Entrou num estado cheio de recursos e, conforme o fez, a sua fisiologia mudou a tal ponto que começou a mover-se, e a tocar, produzindo no seu corpo e no piano resultados que só teriam sido possíveis num pianista saudável, forte e flexível. Como Cousins descreveu, os seus dedos abriram-se lentamente e acharam as teclas como os brotos de uma planta em direcção à luz do sol e ai as suas costas endireitaram-se.
Parecia respirar com mais facilidade". O simples pensamento de tocar piano mudava todo o seu estado, e assim a eficiência do seu corpo. Casals começou com uma peça do Cravo Bem Temperado, de Bach, com grande sensibilidade e controle. Atirou-se, então, ao concerto de Brahms, e os seus dedos pareciam correr sobre o teclado. "O seu corpo inteiro parecia fundido com a música", escreveu Cousins.
"Deixava de estar rijo e encolhido, ficando mais ágil, gracioso e completamente livre das suas torceduras artríticas." Quando se afastou do piano, parecia uma pessoa bem diferente da que se sentara para tocar.
Levantou-se erecto e mais alto e andou sem sinal de arrastar os pés.
Logo se dirigiu para a mesa do café, comeu com satisfação, e então saiu para dar um passeio pela praia.
Pensamos sempre em crenças no sentido de credos ou doutrinas e muitas crenças são isso mesmo. Contudo, no sentido básico, uma crença é qualquer princípio orientador, máxima, fé ou paixão que pode proporcionar significado e direcção na vida. Estímulos ilimitados estão disponíveis para nós. Crenças são os filtros pré-arranjados e organizados para as nossas percepções do mundo. São como comandos do cérebro. Quando acreditamos com convicção que alguma coisa é verdade, é como se mandássemos um comando para o nosso cérebro, de como representar o que está a ocorrer.
Casals acreditava na música e na arte. Foi o que deu beleza, ordem e nobreza à sua vida, e é o que poderia ainda proporcionar-lhe milagres diários. Por acreditar no poder transcendente da sua arte, ele estava fortalecido de uma forma que quase desafiava o entendimento. As suas crenças transformavam-no, diariamente, de um velho homem cansado num génio de vida. No sentido mais profundo, as suas crenças mantinham-no vivo.
Certa vez, John Stuart Mill escreveu: "Uma pessoa com uma crença é igual à força de noventa e nove que só têm interesses".
É por isso que as crenças abrem a porta para a excelência. A crença envia um comando directo para o seu sistema nervoso. Quando acredita que alguma coisa é verdade, você entra mesmo no estado de que aquilo deve ser verdade.
Tratadas desta maneira, as crenças podem ser as mais poderosas forças para criar o bem na sua vida.
Por outro lado, as crenças que limitam as suas acções e pensamentos podem ser tão devastadoras como as crenças cheias de recursos podem ser fortalecedoras. Através da história, as religiões têm fortalecido milhões de pessoas dando-lhes força para fazerem coisas que pensavam que não podiam. As crenças ajudam-nos a liberar os mais ricos recursos que estão bem dentro de nós, criando-os e dirigindo-os para apoiarem os nossos resultados desejados.

As crenças são os compassos e os mapas que nos guiam na direcção das nossas metas e nos dão a certeza de saber que lá chegaremos. Sem crenças ou a capacidade de entrar nelas, as pessoas podem ser totalmente enfraquecidas. São como um barco a motor sem o motor ou leme. Com crenças orientadoras fortes, você tem o poder de tomar medidas e criar o mundo no qual quer viver. As crenças ajudam-no a ver o que quer e energizam-no para obtê-lo.
De facto, não há força directora mais poderosa no comportamento humano do que a crença. Em essência, a história humana é a história da crença humana.
As pessoas que mudaram a história - Cristo, Maomé, Copérnico, Colombo, Edison ou Einstein - foram as que mudaram as nossas crenças.
Para mudar os nossos próprios comportamentos temos de começar a alterar as nossas próprias crenças. Se quisermos modelar excelência, precisamos aprender a modelar as crenças daqueles que alcançaram excelência.

Escolha as crenças em que quer acreditar e realize de forma mais fácil os seus objectivos.
Bem hajam.

Miguel Ferreira