sexta-feira, janeiro 31, 2014

7 Dicas para aprender com os erros

Enquanto seres humanos vamos cometendo erros ao longo da vida, a questão não se coloque sobre se iremos cometer erros ou não, mas sim o que fazemos com os erros que cometemos; podemos deixar que os erros nos aprisionem, nos condicionem ou podemos escolher aprender com esses erros e evoluir a partir deles.

Deixo-vos algumas dicas para aprendermos com os erros:

1 Os erros acontecem: Os erros acontecem, não temos como os evitar e que eles ocorram é natural e assim os devemos encarar e interagir com eles, sem dramas pois nada é irreparável em relação a nós próprios.

2 Os erros não nos definem: os erros que cometemos não nos definem quem somos, eles não põem em causa aquilo que somos, mas sim o nosso comportamento. Por muitos erros que cometamos isso não faz de nós más pessoas, mostra apenas que desconhecemos quem somos de verdade.

3 Os erros mostram como não fazer: cada vez que erramos aprendes uma forma de como não fazer numa próxima tentativa, são procedimentos que tomamos consciência sobre os seus resultados e podemos evitar repeti-los de novo.

4 Os erros podem-te aprisionar: Sempre que deixamos que os erros nos condicionem, que nos impeçam de tentar de novo, estamos a aprisionar-nos, estamos a limitar o nosso raio de ação. Pois só não erra que nada faz, a não ser o erro de nada fazer, mas esses que nada fazem desistem de viver.

5 Os erros aguçam a criatividade: quando estamos a tentar alcançar determinado objetivo e erramos obtendo um resultado muito diferente daquele que esperávamos, esse mesmo resultado pode ser algo que nunca nos havia passado pela cabeça, mas que seja por si só algo de inovador. Muitas invenções resultaram de situações semelhantes como por exemplo os post-it.

6 Os erros ajudam-nos a conhecemo-nos: a forma como lidamos com o erro, como deixamos que ele impacte em nós, ajuda-nos a conhecemo-nos melhor e quanto mais consciente estivermos do impacto que os erros têm em nós, melhor os poderemos usar para evoluir, tomando nota das emoções que surgem em nós, observando-as e deixando-as partir.

7 O erro é um caminho mais longo para o sucesso: é através da tentativa e erro que surge a inovação. É entrando no desconhecido que testamos de verdade os nossos limites, pois se nos limitamos apenas ao que conhecemos os resultados que obtemos serão aqueles que já obtivemos. O desconhecido será sempre temido até que seja testado, só fazendo, só experimentando saberemos o que acontece, tudo o resto é mera especulação.

Na verdade o erro não existe, tudo é experiência, tudo acontece como tem de acontecer e se acontece é porque estamos preparados para lidar como eles e aprender com eles.

Sem comentários: