sábado, junho 07, 2014

A Catedral de Londres (Motivação / Valores)

Aquilo que nos move na vida é a nossa motivação, que é totalmente dirigida por aquilo que é mais importante para nós e que ainda que possamos reagir à vida, nem sempre é claro, mas de facto são os motores da na vida – refiro-me, é claro, aos nossos valores, que suportam a nossa identidade e que nos definem como seres unido no mundo.
Sem dúvida, que se quisermos atingir o que quer que seja, é absolutamente fundamental “motivação”. Este estado difere de pessoa para pessoa e estão intimamente ligada à nossa história pessoal, ou melhor, à forma como está “arrumada” a nossa história pessoal.
Deixo-vos aqui uma história, para que cada um de vós possa encontrar o significado profundo da motivação e vale a pena lê-la várias vezes e até fazer de tema de conversa de café ou até mesmo em família, com os filhos, avós, etc.
Dizem que Christopher Wren, arquiteto encarregado da construção da Catedral de Londres, decidiu passear incógnito pelo canteiro de obras para ver como os pedreiros trabalhavam.
Ficou pensativo enquanto observava três operários. Um trabalhava muito mal; outro, de forma correta; o terceiro, por sua vez, realizava o seu trabalho com muito mais força e dedicação que os demais. Sem se conter, o arquiteto aproximou-se do primeiro e perguntou:
- Boa tarde. O que é que o senhor está a fazer?
- Eu? – disse o pedreiro. – Trabalho de sol a sol, num serviço muito cansativo. Não vejo a hora de terminar.
Depois foi até ao segundo operário e fez a mesma pergunta:
- Boa tarde. O que é que o senhor está a fazer?
- Estou aqui para ganhar dinheiro a para que possa sustentar a minha mulher e meus quatro filhos. 
Finalmente, Wren se dirigiu ao terceiro trabalhador:
- Boa tarde. O que é que o senhor está a fazer?
O pedreiro levantou a cabeça e, com um olhar cheio de orgulho, respondeu:
- Eu? Estou a construir a Catedral de Londres, cavalheiro.
Fica o desafio! Aguardo reações. Email: mig-ferreira@hotmail.com.

Bem hajam

Sem comentários: