sábado, setembro 27, 2014

O vestido azul

Num bairro pobre duma cidade distante, morava uma garota muito bonita. Ela andava na Escola local. A sua mãe não tinha muito cuidado e a criança quase sempre se apresentava suja. As suas roupas eram muito velhas e maltratadas.
O Professor ficou chocado com a situação da menina: "Como é que uma menina tão bonita pode vir tão mal arranjada para a Escola?"
Gastou algum dinheiro do seu salário e, embora com dificuldades, resolveu comprar-lhe um vestido novo. A garota ficou linda no vestido azul!
Quando a mãe viu a filha naquele lindo vestido azul, sentiu que era lamentável que a sua filha, vestindo aquele traje novo, fosse tão suja para a escola. Por isso, passou a dar-lhe banho todos os dias, pentear os seus cabelos, cortar as suas unhas...
Quando acabou a semana, o pai disse: "Mulher, não achas uma vergonha que a nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este, caindo aos bocados? Que tal se arranjar-se-mos a a casa? Nas horas vagas, eu posso pintar as paredes, consertar a cerca, plantar um jardim.“
Assim foi, a casa destacava-se na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, e o cuidado em todos os detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracas feias e resolveram também arranjar as suas casas, plantar flores, usar cores e criatividade. Em pouco tempo, o bairro estava todo transformado...
Um homem, que acompanhava os esforços e as lutas daquelas pessoas, pensou que eles mereciam o auxílio das autoridades. Foi ao “Presidente da Junta” expor as suas idéias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que seriam necessários ao bairro.
A rua, de barro e lama, foram substituídos por alcatrão e calçadas de pedra. Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ar de cidadania.
E tudo começou com um vestido azul...
Não era intenção daquele professor consertar a rua toda, nem criar um organismo que melhora-se o bairro. Ele fez o que podia, fez a sua parte.
Fez o primeiro movimento que acabou por fazer com que as outras pessoas se motivassem a lutar por melhorias.
Será que cada um de nós está a fazer A SUA PARTE no lugar em que vive?
Ou será que somos daqueles que somente apontam os buracos da rua, as crianças à solta sem escola e a violência do trânsito?
Lembremos que é difícil mudar o estado total das coisas.
Que é difícil limpar a rua toda, mas é fácil varrer a nossa calçada.
É difícil reconstruir um Planeta, mas é possível dar um vestido azul.
“Há moedas de amor que valem mais do que os tesouros bancários, quando endereçadas no momento próprio e com bondade.”

Bem hajam, Miguel Ferreira

Sem comentários: