quinta-feira, dezembro 04, 2014

Valorize o que é seu

O dono de um pequeno comércio, amigo de um poeta, abordou-o na rua e perguntou-lhe “amigo, preciso vender o meu sítio, aquele que conheces tão bem. Será que poderias redigir um anúncio para o jornal?”
O seu amigo poeta então escreveu:

“Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente oferece sombra tranquila das tardes na varanda.”

Meses depois o poeta voltou a encontrar o homem e perguntou se já tinha vendido o sítio.
Ao que respondeu: nem pensei mais nisso. Quando li o anúncio percebi a maravilha que tinha.
Muitas vezes, desprezamos as coisas boas que possuímos e vamos atrás da miragem de falsos tesouros. Muitas vezes vimos pessoas a abrir mão da esposa/esposo, dos filhos, da família, da comunidade, dos amigos, da cidade onde residem, da profissão, do conhecimento acumulado durante os anos de vida, da boa saúde, das belezas da vida. Precipitadamente, mandam pela janela aquilo que a vida lhes deu com tanta graça e que foram cultivando com garra.
Olhe à sua volta, valorize o que tem: o seu lar, as pessoas amadas, os amigos com os quais pode de facto contar, o conhecimento que adquiriu, a sua boa saúde e as belezas da vida, que são verdadeiramente o seu mais precioso tesouro.
Não adianta fazer um carinho na esposa, depois dela estar dentro duma urna funerária. Não adianta querer reaver trabalhos que negligenciamos. O melhor a fazer é valorizar isso agora. Peça a alguém “superior”, mesmo que não acredite para que os problemas do dia-a-dia não lhe gerem sentimentos de impotência, tristeza, ansiedade.
Ao desenvolver uma ligação mais espiritual à vida, seguramente que a vitória com qualquer tipo de luta surgirá, pois por algo tivemos direito à vida e a natureza está cheia de abundância. Em vez de reclamar da sua família, faça o que está ao seu alcance para que ela possa melhorar. Em vez de reclamar do ambiente de trabalho, observe o que pode fazer para melhora-lo. Em vez de se isolar dos amigos por causa das suas fraquezas, procure investir na intimidade emocional, na cooperação, com o objetivo de poder ter liberdade para fazer críticas construtivas.
É necessário uma visão superior e para que a auto estima seja fortalecida pela superação dos problemas quotidianos e pelo aumento de atividades significativas para si próprio, as quais validam o que se é e o que se faz.

Bem hajam

Sem comentários: