terça-feira, fevereiro 28, 2017

A importância de ser o que se é (As coisas são o que são.)

Num certo dia, um Samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso, veio ver um Mestre Zen. Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre, e com a beleza e o encanto daquele momento, o samurai sentiu-se repentinamente inferior.
Perguntou então ao Mestre Zen – “Porque me estou a sentir inferior? A 10 mínutos estava tudo tão bem e quando aqui entrei, subitamente senti-me inferior e nunca me tinha sentido assim. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei nenhum medo. Porque me estou a sentir assustado agora?”
O Mestre falou: – “Espere. Quando todos se forem embora, responderei.”
Durante todo o dia, chegavam pessoas para ver o Mestre, e o samurai estava a ficar mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o samurai perguntou novamente:
– “Agora já me pode responder porque me sinto inferior?”

O Mestre levou-o para fora. Estava uma noite de lua cheia e a lua estava justamente a surgir no horizonte e então disse o Mestre:
– “Olhe para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado da minha janela durante anos e nunca houve nenhum problema. A árvore menor jamais disse à maior: ” Porque me sinto inferior diante de si? ” Esta árvore é pequena e aquela é grande – este é o facto, e nunca ouvi sussurro nenhum sobre isso.”

O samurai então argumentou: – “Isto dá-se porque elas não se podem comparar.”
E o Mestre replicou: Então não me precisa perguntar. Você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, você é o que é.
Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. O canto de um pássaro é tão necessário quanto qualquer Buda, pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer.
Simplesmente olhe à sua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único. Você é necessário e basta. Na Natureza, tamanho não é diferença. Tudo é expressão igual de vida!

Sem comentários: