sábado, outubro 23, 2010

Depressão: doença ou capacidade?

Gostaria de partilhar convosco uma nova visão deste problema, que nos tempos que correm cada vez mais faz parte do nosso quotidiano.
Para tal fundamento-me em partes do livro “Using Your Brain - For a Change” de Richard Bandler (co-fundador da PNL), em que num texto claro, vai demonstrando as diversas maneiras que usamos para pensar sobre os nossos problemas quotidianos e resolvê-los. Ficam aqui algumas ideias que puderam alterar dramaticamente a compreensão do que é o processo de estar deprimido - e portanto o que pode ser feito para lidar com ele. O autor falamos que uma vez, perguntou a um homem de que forma, ficava deprimido, ao este respondeu: "Bom, quando entro no meu carro e descubro que um dos pneus está furado". Bem, é verdade que isso é desagradável, mas não me parece o suficiente para se ficar deprimido. Como é que faz para que se torne deprimente de verdade? Eu sei que para cada uma das vezes que o seu carro se avariou houve centenas de vezes em que funcionou na perfeição. Mas, naquele momento, ele não pensava sobre isso. Se conseguisse com que pensasse em todas as ocasiões em que o carro funcionou bem, ele não ficará deprimido. Ora, este é sem dúvida um dos ingredientes fundamentais para desenvolver tal desordem – foca somente nos aspectos negativos. Continuando com exemplos do autor, uma outra vez, foi consultado por uma mulher que dizia estar deprimida, ao que este lhe respondeu: "Como é que sabe que está deprimida?" Ela olhou para ele e responde-lhe que o seu psiquiatra lhe tinha dito. Então ele disse-se: "Talvez ele esteja errado; talvez não esteja deprimida; talvez isto seja estar feliz!". Ela olhou novamente para ele, levantou as sobrancelhas e disse: "Acho que não''. Contudo, ela não tinha respondido à pergunta: "Como é que sabe se está deprimida?". Se estivesse feliz, como saberia?" "Já esteve feliz alguma vez?" Refere então o autor, que a maioria das pessoas deprimidas teve tantas experiências agradáveis quanto as outras pessoas, só que quando se lembram dessas experiências acham que não foram assim tão agradáveis. Em vez de usarem lentes cor-de-rosa, usam lentes cinza. Refere ainda que conheceu uma maravilhosa senhora que colocava uma coloração azulada nas experiências desagradáveis e uma rosa nas que eram agradáveis, classificando-as desta forma e ao lembrar-se de algo, mudando a cor, a lembrança era completamente transformada. Não haveria aqui explicação clara, contudo era assim que ela fazia inconscientemente.
Bandler refere ainda acerca deste tema, que a primeira vez que um dos seus clientes lhe disse: "Estou deprimido", respondeu: "Olá, eu sou Richard". O cliente parou e disse: "Não". "Não sou?" "Espere um pouco. Você está confuso." "Não estou confuso. Está tudo muito claro para mim." "Sinto-me deprimido há 16 anos." "Muito interessante! Nunca dormiu durante todo este tempo?" A estrutura do que lhe estava a dizer, era de que tinha codificado a sua experiência de tal forma que estava a viver na ilusão de manter o mesmo estado de consciência à 16 anos''. Ora sabemos que não é possível estar deprimido 16 anos, pois temos de almoçar, chatear-se e outras coisas mais. Tentem manter o mesmo estado de consciência por 20 minutos. Por vezes, gasta-se muito tempo e dinheiro a aprender a meditar, para manter o mesmo estado durante uma ou duas horas. Se a pessoa ficasse deprimida durante uma hora seguida, nem se apercebia, pois a sensação tornara-se um hábito, ficando assim imperceptível. Se fazemos algo durante muito tempo, não seríamos capazes de percebê-lo. Isto é o que o hábito faz, mesmo a nível de sensação física. Surge aqui uma boa pergunta: "Como é que a pessoa pode acreditar que tem estado deprimida esse tempo todo?''. "16 anos de depressão'' podem ser, na realidade, apenas 25 horas de depressão. Porém, se aceitarmos a afirmação desta pessoa de que "Estou deprimido há 16 anos" sem questionar, estaremos a aceitar o pressuposto de que tenha mantido um mesmo estado de consciência por tanto tempo. E, se partimos do princípio de que o objectivo é torná-la feliz, estaremos a tentar colocá-lo permanentemente noutro estado de consciência. Talvez até se consiga fazê-lo crer que é uma pessoa feliz o tempo todo. Em programação neurolinguistica, uma das técnicas mais eficazes que conheço, podemos ensinar qualquer pessoa a recodificar todos os momentos da sua vida como felizes, não importando o quanto se sinta infeliz, pois irá aprender a criar a sua própria felicidade, ainda que nada tenha mudado na realidade, ou no presente - apenas a forma como pensa no passado, pois de facto o passado não existe, ou melhor existe como uma ilusão ou percepção que temos num plano mental, e o que acontece é que podemos dar uma nova ilusão para substituir a anterior, só que com outro significado, positivo claro.
Neste contexto, também muitas pessoas sentem-se deprimidas porque têm uma boa razão para tal. Muitas têm vidas vazias, sem nenhum sentido e sentem-se infelizes. Tenho constatado que o facto de conversarem com um terapeuta não mudará em nada essa condição, a não ser que a pessoa passe a viver de maneira diferente. Se alguém prefere gastar dinheiro em terapia, em vez de gastá-lo para divertir-se, não se trata de uma deficiência mental, mas de estupidez! Se não fizer nada, é claro que ficará entediado e deprimido. Um exemplo extremo disto é a catatonia (estado permanente de apatia).
Quando alguém me diz que está deprimido, procuro descobrir como é que ela faz para ficar deprimida, pois acredito que de facto a pessoa tem habilidade para isso, embora não queira esse estado. Assim, acho que se puder refazer os seus passos de maneira metódica e descobrir o que a pessoa faz tão bem e que possa repeti-lo, então posso dizer-lhe o que fazer para mudar a sua maneira de agir, ou então, procurar alguém que não esteja deprimido e descobrir o que este faz para não ficar. Algumas pessoas ouvem uma voz interna, que parece lenta, dando-lhes a lista do que fizeram de errado. Desta forma é muito fácil ficar deprimido. É como se tivessem alguns dos seus educadores dentro da sua cabeça, a julgar todo e qualquer comportamento, por vezes de forma exagerada. Não é de admirar que estas pessoas se sintam deprimidas. Às vezes a voz interna é tão baixa que a pessoa não se dá conta até ao momento em lhe pergunto, é claro, como se trata de uma voz inconsciente, terá um efeito muito mais forte do que se fosse consciente - o impacto hipnótico será mais profundo ainda. Nestas situações, a solução é muito simples, basta aumentar o volume da voz interior para que perca o seu impacto hipnótico e de seguida, mudar o tom de voz, para que se torne amistoso. Normalmente este tipo de pessoa sentir-se-á instantaneamente bem melhor, mesmo que a voz continue a recitar listas das suas falhas. Por outro lado, tenho constatado também que muitas pessoas deprimem-se com imagens que vão criando nas suas mentes, e aqui há toda uma série de variações. A pessoa pode criar colagens de todas as vezes em que falhou no passado, ou criar milhares de imagens de como as coisas podem ser más no futuro. Pode-se olhar para qualquer coisa do mundo real e sobrepor uma imagem da maneira como aquilo será daqui a 100 anos e automaticamente ganhar outro significado. Com certeza que já ouviram falar em "começarmos a morrer na hora em que nascemos''. Acho esta formidável.

Bem hajam.

Sem comentários: