terça-feira, agosto 16, 2011

O Elogio

Poucas coisas motivam mais as pessoas que os elogios. As pessoas respondem na justa medida da nossa expectativa a respeito delas. Dizer que fizeram um bom trabalho faz com que se esforcem ainda mais para continuar a fazer um bom trabalho.
Quando os elogios são feitos com sinceridade e publicamente, os seus benefícios multiplicam-se. A pessoa elogiada não só se esforça mais, como também passa a ter uma reputação positiva. Isto aumenta o valor da pessoa perante os outros e motiva-os a serem como ela.
Uma vez ouvi uma história que mostrava como isto funciona:
“Poucos meses depois de se mudar para uma pequena cidade, uma mulher reclamava ao seu vizinho sobre o péssimo serviço que tinha recebido duma mercearia local. Ela sabia que o seu vizinho era amigo do proprietário e esperava que ele transmitisse a sua queixa.
Na seguinte visita que ela fez à mercearia o proprietário recebeu-a com um largo sorriso e disse o quanto estava feliz em vê-la novamente. Esperava que estivesse a gostar da sua cidade e, ainda disse que teria imenso prazer em ajudá-los a estabelecerem-se. Atendeu pronta e eficientemente o pedido que ela fez. Mais tarde, a mulher relatou a miraculosa mudança ao seu novo amigo. Suponho que tenha dito ao proprietário como achei mau o seu atendimento na primeira vez que lá fui? Perguntou ela. Bem, não", respondeu o vizinho. A bem da verdade, espero que não se importe - disse-lhe que você estava surpresa dele ter conseguido montar numa cidade pequena uma das mercearias mais bem organizadas que você já tinha visto.

Não perca nunca a oportunidade de se habituar a elogiar com sinceridade tudo aquilo que admira e surpreenda-se com as mudanças que verificar à sua volta.”

Bem hajam e bons elogios.

Miguel Ferreira 

Sem comentários: