quinta-feira, janeiro 19, 2012

A vida ao "momento"


Outro dia, estava eu na calçada a espera duma amiga, quando um homem se aproximou e pediu-me informações. Um caso como muitos, que acontecem todos os dias e várias vezes numa vida toda.
De repente, saltou-me à mente aquela cena do meu presente, na relação com aquele homem como que congelada, como se toda a vida parasse ou se traduzisse ali.
Tive consciência de que aquele homem não precisava de nada mais na sua vida a não ser da minha ajuda. Não era necessário dinheiro, influência, poder. Tudo e a única coisa importante era o que eu poderia fazer por ele com a minha cooperação, pois, naquele momento, ele era a minha responsabilidade, ele era o meu compromisso total. E o que eu podia fazer por ele era a única coisa que a vida esperava de mim.
Naquele segundo, os meus conhecimentos técnicos, os meus diplomas, as minhas experiências, tudo da minha vida passada e os meus sonhos de futuro de nada serviriam se eu não pudesse ajudá-lo.
Passou ainda pela minha cabeça que a intenção e a forma como faria o que deveria ser feito também teriam um grande significado. Tratá-lo com generosidade e respeito seria o mesmo que acariciar um filho para fazê-lo sentir-se bem e, se eu assim o fizesse, aquele homem iria percorrer o seu trajecto de bem consigo mesmo e com a vida, levando alegria para aqueles que o esperavam.

... A questão é a nossa consciência sobre o quanto podemos ser úteis a cada segundo de nossas vidas.


Bibliografia:
Evoluir ou... Morrer!
Franceschi, Omar
Editora Mercuryo, 1999, 
Pág. 119 e 120 

Sem comentários: