terça-feira, maio 25, 2010

Pensamento: a origem do adormecimento

Todo o ser humano, independente da sua origem, posição social ou financeira é dotado de uma maravilha chamada “mente”, que trabalha vinte e quatro horas por dia, produzindo pensamentos que moldam o nosso destino, sendo a nossa vida é um mero reflexo do espelho dos nossos pensamentos.

Quando não estamos felizes com os resultados que estamos a obter, quebrar o espelho é um esforço desnecessário. Quando desejamos obter novas recompensas por aquilo que fazemos, trocar de espelho não é a solução.

Se desejamos mais do que aquilo que temos obtido na vida, devemos operar na causa dos problemas e não nos seus efeitos. Muitos de nós já tentámos eliminar as nossas limitações através da força de vontade, através de palestras motivacionais, livros ou através de pensamentos positivos. Todas estas formas actuam na superfície dos problemas. É como tomar um analgésico para suportar uma dor de dentes. A menos que façamos alguma coisa mais efectiva, a dor surgirá novamente.

Nós somos a soma dos nossos pensamentos. Logo, tudo o que fazemos de bom ou de mau é fruto daquilo que pensamos. Por consequência, desvendar os mistérios do pensamento é a chave das grandes compreensões, um passo fundamental na tentativa de eliminar bloqueios pessoais e também de adquirir novos recursos para a conquista da tão sonhada qualidade de vida.

Dentro de cada um de nós existe uma mina de ouro, da qual podemos extrair tudo aquilo de que necessitamos para levar uma existência gloriosa. Muitas pessoas encontram-se adormecidas porque desconhecem as suas capacidades. Diariamente, inúmeras pessoas vivem acorrentadas, experimentando privações e dificuldades, porque nunca ninguém as ensinou a mudar a sua própria experiência e a controlar o que acontece com o cérebro. Sofrem, passam por dificuldades pessoais e profissionais, porque não sabem como utilizar os seus pensamentos em prol de si mesmas. Neste aspecto, convido-vos a explorar a Programação Neurolinguística ou PNL que é a metodologia que considero mais eficaz, pois vai além mais do superficial, sendo uma nova tecnologia do sucesso, uma vez que é uma ciência pragmática, focada em atingir resultados específicos, não só no campo terapêutico, como também a nível da educação, do desporto e dos negócios, oferecendo grandes resultados, pois actua fortemente nos processos de ampliação das opções do pensamento.

O nosso cérebro é um mecanismo que está preparado para evitar o sofrimento, instintivamente afasta-nos de qualquer coisa que nos pode provocar dor. Podemos utilizar o medo para ficar alerta, focar a nossa atenção nos perigos que nos cercam e tomar decisões rápidas e adequadas. O problema acontece quando experimentamos esta intensa emoção tentando proteger-nos de algo que não existe: o fracasso. Muitas vezes os adultos comportam-se como crianças, pois ainda possuem medo de fantasmas e de monstros, só que chamam-nos por outros nomes. O medo não é algo a ser evitado é uma emoção útil quando aplicada apropriadamente. O que temos que fazer é eliminar o medo quando ele não nos apoia e acarreta a ilusão de que algo nos irá prejudicar.

A forma mais poderosa para lidar com o medo é o auto-conhecimento. Ignorância e medo são irmãos gémeos e caminham lado a lado. Muitas pessoas acreditam que o medo tenderá a desaparecer à medida que forem crescendo ou adquirindo mais dinheiro. Muitas pessoas vivem frustradas por subutilizarem, no presente, as suas potencialidades. Muitas pessoas acreditam que só o amanhã lhes trará satisfação. Acreditam que só amanhã deixarão de ter receio e serão capazes de actuar em prol da sua felicidade. Estas pessoas acreditam que se se esforçarem bastante não irão sentir medo na tomada de decisões futuras. Vivem uma vida de eterna frustração, pois anseiam desesperadamente que o amanhã lhe proporcione melhores condições para decidir o futuro das suas vidas.

Hoje em dia, são inúmeros os casos de pessoas que subvalorizam as suas capacidades profissionais e que se submetem a tarefas e trabalhos que não lhes proporcionam nenhuma realização pessoal. Estas pessoas - que se tornam frustradas e não conseguem atingir uma realização profissional porque ficam com medo de trilhar caminhos desconhecidos – ainda não sabem como utilizar o seu cérebro na produção de pensamentos que as apoiem.

Bem hajam.

Sem comentários: