sábado, maio 28, 2011

Hístória do rabino


História contada por um rabino:

"Dois homens desceram por uma chaminé. Um está limpo, o outro sujo. Qual dos dois irá lavar-se?, perguntou ele a um dos seus discípulos. Aquele que está sujo, respondeu este. Nada disso!, disse então o rabino. Aquele que está limpo. Vendo o seu companheiro sujo à sua frente, diz para consigo: Visto que ele está sujo, eu também devo estar, por isso tenho de lavar-me. Enquanto aquele que estava sujo, vendo o seu companheiro limpo, disse para consigo: Visto que ele está limpo, eu também devo estar. Portanto, não tenho de lavar-me".

E o rabino prosseguiu então:

"Dois homens desceram por uma chaminé. Um está limpo, o outro sujo. Qual dos dois irá lavar-se? Aquele que está limpo, responde com entusiasmo o discípulo. Nem por sombras! Aquele que está sujo. Vendo as mãos cheias de fuligem, diz para consigo: Estou sujo! tenho de lavar-me. Enquanto aquele que está limpo, vendo as mãos limpas, diz para consigo: Como não estou sujo, não tenho de lavar-me".

Tenho mais uma pergunta a fazer-te, continuou o rabino:

"Dois homens desceram por uma chaminé. Um está limpo, o outro sujo. Qual dos dois irá lavar-se? O discípulo pensou que finalmente tinha compreendido. O que está sujo e o que está limpo!, exclama. Completamente errado!, exclama o rabino. Não percebeste ainda que, se dois homens desceram pela mesma chaminé, é impossível apenas um deles ficar sujo e o outro limpo? Com efeito, ambos têm de estar sujos! Quando um problema está mal colocado, todas as soluções são erradas".
in "O Rei, o Sábio e o Bobo", de Shafique Keshavjee

Sem comentários: