sexta-feira, maio 27, 2011

Teste do Filtro Triplo

Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um discípulo aproximou-se dele e disse:
- Sócrates, sabes o que eu acabei de ouvir acerca de um amigo teu?
- Espera... espera... - respondeu Sócrates - antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste. Chama-se o "Teste do Filtro Triplo.
- Filtro Triplo?!!!... - admirou o discípulo.
- Sim... - continuou Sócrates - ...antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa ideia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo. - E continuou 
- O primeiro filtro é VERDADE. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?
- Não... respondeu o discípulo - ... o que acontece é que eu ouvi dizer que...
- Então, - diz Sócrates - não sabes se é verdade. 
Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE. 
O que me vais dizer do meu amigo é bom?
- Não, muito pelo contrário...
- Então... - continuou Sócrates - ... queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro.... bom, pode ser que ainda passes no terceiro filtro. 
O último...: é UTILIDADE. 
- Sócrates viu bem nos olhos do seu discípulo e disse-lhe: - ... o que me vais dizer do meu amigo será útil para mim?.
- Não... acho que não.
- Bem - concluiu Sócrates - se o que me vais dizer não é nem bom, nem útil e muito menos sabes se é verdadeiro, para quê dizer-me?"

Sem comentários: