segunda-feira, novembro 07, 2011

O desenvolvimento da criança


“O desenvolvimento da criança é um processo global, contínuo e dinâmico que resulta da interacção recíproca e constante da criança com o meio em que vive.
Não depende apenas das potencialidades da criança, mas também das oportunidades que o ambiente lhe proporciona em cada momento.
Vários estudos sobre o desenvolvimento infantil e especificamente sobre as capacidades dos bebés vieram transformar os olhos com que os adultos olhavam para as crianças pequenas.
Sabe-se hoje que os primeiros anos de vida são os alicerces para a vida futura de qualquer criança.
Sabemos ainda que nestas idades é importantíssima a qualidade da relação que o bebé vai estabelecer com a mãe, o pai e quem os substitui (Educador, por exemplo).
A criança tem necessidades de vária ordem: de ordem física e emocional. De ordem física e emocional. De ordem física, poderemos fazer referência à alimentação, ao repouso, aos cuidados de higiene, à saúde.
De ordem emocional, tal como o carinho, o afecto, segurança, conforto. Havendo, claro, uma interligação entre ambas.
Desde que a criança nasce e durante os primeiros anos de vida, utiliza o corpo como um receptor atento e delicado do mundo exterior.
Tocar, agarrar, observar e escutar, todos estes estímulos têm uma importante função, desenvolvendo a fantasia e permitindo conhecer a realidade de uma forma harmoniosa durante as diversas fases do crescimento.
Brincar é uma actividade instintiva ligada às necessidades próprias da criança, para a qual convergem vários aspectos da sua personalidade.
É através do brinquedo que ela projecta os seus sentimentos.
Isto a ajudará a criar a sua própria relação consigo mesma e com o meio que a rodeia.
De acordo com Michelet, distinguem-se cinco parâmetros da personalidade que se desenvolvem com a utilização dos brinquedos: a afectividade, a motricidade fina e global, a inteligência, a criatividade, a socialização.


Educadora Especializada
Alcina Gomes

Sem comentários: