quarta-feira, novembro 09, 2011


Por mais de trinta anos um mendigo ficou sentado no mesmo lugar, debaixo duma marquise.
Até que um dia, uma conversa com um estranho mudou a sua vida:
- Tem um trocadinho aí pra mim? - murmurou, estendendo mecanicamente o seu velho boné.
- Não, não tenho - disse o estranho. - O que tem nesse baú onde está sentado?
- Nada, isto é só uma velha caixa. Já nem sei, há quanto tempo me sento em cima dela.
- Nunca olhou o que tem dentro? - perguntou o estranho.
- Não - respondeu. - Para quê? Não tem nada aqui!
Mas olhe para dentro dela - insistiu o estranho, antes de ir embora.
O mendigo resolveu abrir a caixa. Teve que fazer força para levantar a tampa e mal conseguiu acreditar ao ver que o velho caixote estava cheio de ouro.
Eu sou o estranho sem nada para lhe dar, que está a dizer-lhe para olhar para dentro. Não duma caixa, mas sim de você mesmo. Imagino que esteja a pensar indignado: "Mas eu não sou um mendigo!"

Infelizmente, todos os que ainda não encontraram a verdadeira riqueza - a radiante alegria do Ser e uma paz inabalável - são mendigos, mesmo que possuam bens e riqueza material. Procuram, do lado de fora, migalhas de prazer, aprovação, segurança ou amor, embora tenham um tesouro guardado dentro de si, que não só contém tudo isso, como é infinitamente maior do que qualquer coisa oferecida pelo mundo. 

Bibliografia:
O Poder do Agora
Tolle, Eckhart

Sem comentários: