sexta-feira, abril 02, 2010

12. Resistência num cliente / no outro é sinal de falta de rapport (harmonia).


Não há clientes de má vontade, mas sim comunicadores inflexíveis (técnicas/ normas/ escolhas).
A resistência revela-se assim como um indicador acerca da inflexibilidade do comunicador;
Sabe qual é a diferença entre o teimoso e o persistente? O teimoso é aquele que, ao não conseguir o seu objectivo, repete os mesmos comportamentos e atitudes na expectativa de ter sucesso.
O persistente é aquele que, na mesma situação, altera criativa e flexivelmente os seus comportamentos e atitudes até alcançar o objectivo desejado.
O persistente obtém sempre o que deseja. O teimoso nem sempre.
Muitas pessoas não conseguem o resultado desejado na sua comunicação porque, mesmo não tendo funcionado anteriormente, elas a repetem. Usam os mesmos comportamentos, da mesma maneira, vezes e vezes seguidas. E as respostas obtidas, como é de se esperar, só podem ser as mesmas. Ao invés de pensarmos um pouco para solucionar o problema, o que fazemos? Simplesmente rotulamos e culpamos o outro de "resistente", quando não com termos piores.
Este facto aqui demonstra apenas a rigidez, a inflexibilidade do comunicador.

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