terça-feira, março 30, 2010

11. Errar não existe, só existe feedback (aprendizagem; resultado)


Segundo este pressuposto, não há erros. Só existem resultados. Não há fracassos, apenas existem experiências de aprendizagem, no âmbito das quais todas as consequências e respostas a comportamentos podem ser utilizadas.

Não há fracasso, apenas feedback e oportunidades renovadas de sucesso.

Cada tentativa sem sucesso coloca a pessoa mais próxima da meta desejada.

Thomas Edson, por exemplo, ao falhar 999 vezes na criação da lâmpada disse: “Descobri 999 maneiras de como não inventar a lâmpada”.

Face a cada tentativa frustrada, aprendemos algo novo e com esse acréscimo de conhecimento podemos desenvolver novas estratégias que a nos deixarão mais próximos do objectivo pretendido. O importante é não desistir dos sonhos, por mais difíceis que estes possam parecer.

Cada vez mais os grandes líderes sabem que não há fracassos na comunicação, somente resultados. Resultados, como placas de sinalização rodoviária, que nos proporcionam oportunidades de ajustar a nossa direcção para atingir mais rapidamente os nossos objectivos.

É como conduzir numa estrada e encontrar uma placa de sinalização a dizer "curva perigosa à esquerda" ou "desvio mais a frente". O que é que faz? Se sabe para onde está a ir, se sabe o destino da sua viagem e tem flexibilidade para encontrar caminhos alternativos ou mudar de velocidade, com certeza que chegará lá. Agora, se entender estes sinais como um fracasso da sua viagem, ou se for teimoso e rígido nos seus comportamentos, só poderá causar acidentes ou parar na estrada e chorar debaixo da placa de sinalização.

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