sábado, março 20, 2010

6. O comportamento é transformável e o comportamento actual é a melhor escolha que se tem no momento.

De acordo com este pressuposto, as intenções traduzem-se em fortes razões que subjazem à manutenção dos comportamentos e da integridade das pessoas, as quais fazem sempre a melhor escolha possível, de entre as disponíveis.

Todos os comportamentos nocivos, prejudiciais ou mesmo impensados tiveram, originalmente, um propósito positivo, uma vez que as partes internas das pessoas operam sempre a partir de intenções positivas. Gritar para ser reconhecido. Agredir para se defender. Esconder-se para se sentir mais seguro. Em vez de tolerarmos ou condenarmos estas acções, podemos separá-las da intenção positiva inicial de determinada pessoa, para que seja possível acrescentar opções mais actualizadas e positivas a fim de satisfazer a mesma intenção.

As pessoas agem sempre em função da forma que sabem e podem. Tendo em consideração os recursos, a intenção permanente de auto-consideração, assim como as possibilidades e capacidades que percebem a partir do seu modelo do mundo, as pessoas efectuam as melhores escolhas entre as disponíveis no momento.

Cada um de nós tem a sua própria história. Através da unicidade desta última, aprendemos o que querer e como querer, o que valorizar e como valorizar, o que aprender e como aprender. Esta é a nossa experiência. O nosso mapa mental aponta, assim, alguns caminhos e nós escolhemos aquele que, naquele instante, naquela situação, se apresenta como o melhor. Se o caminho escolhido não nos levar onde queremos, então cabe-nos a nós ampliá-lo e enriquecê-lo com novas informações e possibilidades. Assim, teremos mais opções e poderemos fazer mais e melhores escolhas.

Comummente as pessoas agem de acordo com os seus interesses. Todos temos razões que justificam os nossos comportamentos. Muitas vezes esses comportamentos são prejudiciais a outras pessoas, mas de acordo com o nosso mapa, todas as acções têm uma explicação aceitável.

Porque é que uma pessoa fuma, apesar de conhecer os malefícios do fumo para a saúde?

Por exemplo, porque ajuda a relaxar - responde a pessoa stressada.

A intenção positiva dessa pessoa está bem clara segundo o seu mapa: O fumo ajuda-a a relaxar.

A PNL procura encontrar a intenção por trás do comportamento e oferecer uma alternativa com a qual a pessoa se identifique sem se sentir prejudicada. A partir do momento que alguém encontre uma alternativa melhor e mais inteligente, opta naturalmente por ela.

Considere a situação, pelo menos, sob três pontos de vista (si mesmo, outro e observador).

O que vê, ouve e sente através dos seus próprios olhos, ouvidos e corpo?

Entre nos sapatos da outra pessoa. Como perceberia a situação se fosse a pessoa?

Imagine que é um observador neutro a olhar para a situação.

O que notaria sobre a situação desta perspectiva.

Atitudes:
• Disponibilidade para colocar-se no lugar do outro.

• Distinguir a pessoa do seu comportamento.

• Procurar responder à intenção positiva e oferecer novas alternativas.

Sem comentários: