terça-feira, março 23, 2010

8. As pessoas têm todos os recursos de que necessitam para ter sucesso.

(não há pessoas sem recursos, há pessoas que não empregam os seus recursos).

“Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a fazê-lo também.”

O cérebro da maioria dos seres humanos é similar. Não há grande diferença entre os "génios" e os indivíduos "normais" além de uma maneira mais eficiente de usar os pensamentos. Por consequência, todo o ser humano, salvo raras excepções, possui um rol de recursos e potencialidades que lhe permitem atingir as suas metas (não existem pessoas desprovidas de recursos, apenas estados mentais desprovidos de recursos, ou seja, pessoas que não empregam os seus recursos).

Todos funcionamos perfeitamente (ninguém está errado ou é defeituoso) e não existe nada que seja impossível de concretizar. Muita gente pensa – erroneamente - que certos sonhos e desejos são irrealizáveis, mesmo sem nunca terem tido coragem para experimentar concretizá-los. Todavia, tudo o que a mente humana consegue pensar e acreditar, é passível de realização. Se, por acaso, existir um limite físico ou ambiental, o mundo da experiência elucidar-nos-á acerca do mesmo.

Imagens mentais, vozes interiores, sensações e sentimentos são os blocos básicos de construção de todos os nossos recursos mentais e físicos. Os recursos que temos hoje são mais vastos do que aqueles que tínhamos quando a "programação" original foi gerada e podem ser utilizados para alterar essa mesma "programação", bem como os comportamentos nocivos a ela eventualmente associados.

Podemos usá-los para construir qualquer pensamento, sentimento ou habilidade que desejarmos, colocando-os depois nas nossas vidas onde quisermos e quando mais precisarmos. Quer isto dizer que todas pessoas possuem os recursos necessários para operarem as mudanças desejadas, mas nem sempre sabem disso.

A PNL ajuda-nos a descobrir, assimilar e integrar esses recursos internos, tornando-os disponíveis nos contextos desejados.

Atitudes:

• Deixar de se desculpar quando não consegue obter resultados.

• Valorizar a comunicação e os relacionamentos.

• Confiar na competência colectiva da equipa.

Sem comentários: