terça-feira, março 09, 2010

Origem da PNL


Surgiu em meados dos anos 70, nos Estados Unidos, a partir dos estudos de comunicação humana feito pelos pesquisadores Richard Bandler, Jonh Grinder, Robert Dilts, Todd Epstein, entre outros.

No início das suas investigações, mostraram que o ser humano não opera directamente no mundo em que vive, mas cria modelos e "mapas do mundo" que são usados para guiar os seus comportamentos. Um dos modos específicos pelos quais as experiências individuais são representadas corresponde aos sistemas linguísticos. Assim a Programação Neurolinguística (P.N.L.) estuda o tipo de linguagem empregada pela pessoa, as suas distorções, omissões, generalizações e demais peculiaridades para conhecer melhor a estrutura interna do funcionamento do cérebro humano.

A P.N.L. apresenta-nos técnicas que possibilitam uma transformação de limitações em qualquer campo de actuação e quanto mais alinhados estes campos estiverem, mais a pessoa se sente com o Bem-Estar, Confiança, Segurança, Humor, Tranquilidade, Harmonia, Paz, Saúde, Prosperidade e como consequência, aumenta a possibilidade de Evolução, conseguindo ficar mais atenta, mais presente, mais consciente de cada momento da sua vida.

A parte "Neuro" da PNL reconhece a ideia de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfacto, paladar, tacto e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos.

"Compreendemos" a informação e depois agimos. A nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reacções fisiológicas a ideias e acontecimentos. Uns reflectem os outros ao nível físico.

A parte "Linguística" do título indica que usamos a linguagem verbal ou corporal para ordenar os nossos pensamentos e comportamentos.

A "Programação" refere-se à maneira como organizamos pensamentos e comportamentos com o objectivo de produzir resultados desejados.

É possível “modelar” a programação de pessoas que obtiveram ou obtêm o resultado que é desejado por nós.

A PNL trata da estrutura da experiência humana subjectiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados. Este conceito é baseado na pressuposição de que todo comportamento tem uma estratégia, e que esta pode ser descoberta, modelada e mudada (reprogramada).

Sem comentários: