quinta-feira, março 11, 2010

2. O significado da comunicação é a resposta que se obtém (independentemente da intenção).

O significado de uma comunicação é sempre dado pelo receptor da mesma. Isto acontece porque qualquer comunicação implica a criação de uma experiência no outro e da obtenção de uma resposta por parte deste último. Quer isto dizer que a experiência e a resposta dependem, sobretudo, do modo como o interlocutor recebe o comportamento do emissor, e não da intenção deste.

Se pedirmos um copo de água a alguém e se essa pessoa nos der um copo de sumo é porque alguma coisa falhou no processo de comunicação (ruído ou interferência). A pessoa não entendeu a mensagem da maneira que esperávamos ou deliberadamente resolveu contrariar o nosso pedido.

Não obstante, reconhecer respostas requer canais sensoriais limpos e sensíveis, pois o tamanho da resposta que se obtém depende do tamanho da capacidade da pessoa perceber as respostas.

Somos pois, responsáveis pelo resultado da nossa comunicação. Todos os dias recebemos dos outros aquilo que eles dizem ou fazem, de acordo com os nossos mapas mentais do mundo. Observar como a nossa comunicação é recebida permite-nos ajustá-la, para que da próxima vez possa ser mais clara.

Comunicar bem e de forma correcta implica fazer com que o outro perceba e entenda o que queremos transmitir.

O resultado da comunicação traduz-se sempre no feed-back que obtemos. Se houve algum mal-entendido na nossa comunicação, não adianta culpar os outros. Ao invés, avaliemos o que podemos mudar na maneira de falar para sermos mais efectivos na comunicação e, por acréscimo, atingirmos os resultados desejados.

Atitudes:

• Deixar de culpar o outro quando a comunicação não é bem sucedida.

• Esclarecer convenientemente os diversos significados.

• Saber que comunicar bem não se resume a escolher mensagens, mas sobretudo a entender pessoas.

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