terça-feira, julho 06, 2010

META-ESPERTA (OBJECTIVOS CLAROS)

Estabelecer metas com os pés no chão e cumpri-las é caminho certo para o sucesso pessoal, profissional e empresarial.

Dentro das empresas, a cobrança sobre os executivos por resultados acima da média está A ser cada vez mais constante. Isto independente do tamanho da organização. Por esse motivo, é muito importante que os executivos saibam traçar metas tanto para a sua vida pessoal quanto profissional.

As pesquisas mostram que menos de 3% da população tem metas específicas, tanto pessoais quanto profissionais, e apenas 1% da população coloca as suas metas no papel. Nas empresas, menos de 15% dos profissionais sabem claramente as suas metas e prioridades. Quais as razões que levam a essa estatística?


1 – As metas mudam constantemente: Com a competição cada vez mais exacerbada, as empresas estão diariamente a mudar as suas metas. Outra justificação para isto é a globalização, ou seja, alguma coisa que acontece na China poderá afectar significativamente alguma empresa noutra parte do mundo e, portanto, terá que rever as metas.

2 – Muitas metas: São tantas as metas colocadas para um alto executivo, que muitas vezes acaba por perder o foco.


3 – As metas não são comunicadas: Muitos executivos acreditam que as metas são apenas para a alta direcção, e não devem ser comunicadas para a média gerência e muito menos para o pessoal administrativo/produção. Isto é um grande erro, pois como é que a equipa desse alto executivo poderá ajudá-lo a cumprir as metas?

Apenas 19% dos profissionais estão comprometidos com as metas. Em várias organizações, os executivos recebem metas que não são relevantes ou importantes para eles, fazendo com que não se tornem comprometidos com elas. Normalmente, um executivo gasta apenas 49% do tempo com suas metas. Devemos perguntar-nos o que faz com os outros 51%.

Quando estiver a planear um projecto pessoal ou profissional, procure criar metas que o ajudem a obter sucesso. Um forma interessante de estabelecermos metas tanto profissionais quanto pessoais é colocá-las no modelo “Meta - ESPERTA”:

Específica Sistémica Positiva Evidência Recurso Tamanho Alternativas

Específica: Tenha certeza do que quer. É preciso especificar exactamente o que quer no tempo presente, usando imagens, sons, sensações. A meta precisa ser iniciada por si e depender de si.

O que é que quer? Em que contextos? Onde? Quando? Com quem? O que é que, especificamente, vai ver? Sentir? Ouvir? Fazer?

Sistémica: O que é que vai ganhar? Perder? É importante considerar o efeito da realização da sua meta ao nível sistémico, isto é, como vai combinar com as restantes metas, como vai afectar as outras áreas da vida, a família, o ambiente de trabalho etc.

Como é que a realização da meta vai afectar sua vida?

Vamos supor que decida colocar como meta juntar €100.000,00 até 31/12/2010. E que para isso precisa ir trabalhar para o Japão até ao fim do ano sem a sua família. Está disposto a ficar longe da sua família até o fim do ano para juntar os €100.000,00?

Positiva: Peça o que quer e não o que não quer!!! A meta precisa ser elaborada em termos positivos. Uma meta negativa, do tipo “Eu não quero comer demais”, cria imagens de uma pessoa comendo muito. Pois o cérebro não entende a palavra “Não”. Também se inclui nesta categoria “Eu quero parar de...”, “Eu quero viver sem...”.

A meta deve gerar imagens daquilo que quer ao invés daquilo que não quer!

Evidência: Como saberá que está a chegar próximo da sua meta?

Precisa ter uma evidência de que conseguiu a meta e “feedback” durante o processo para se autocorrigir. Não podemos esperar até ao prazo final da nossa meta para verificar se a cumprimos ou não.

Que evidências vai usar?

Por exemplo, uma pessoa que colocou como meta falar inglês fluente até 31/12/2010. Como pode saber que terá o inglês fluente em 31/12/2010? Ela poderá fazer um 7exame TOEFL e obter a pontuação mínima exigida para ter inglês fluente.

Recursos: Saiba exactamente o que precisa para atingir a meta. Identificar que recursos já tem e quais não tem para levá-lo do estado actual para o estado desejado.

Que capacidades e recursos eu já tenho para me ajudar a conseguir minha meta?

De que outros mais preciso? Vamos supor que um Gerente de Marketing quer concorrer à vaga de Director de Marketing. Este deverá saber o que a empresa/mercado exige que um Director de Marketing tenha. Depois disso, deverá verificar quais as capacidades que tem e quais deverá desenvolver.

Tamanho: Não se subestime. A meta precisa ser trabalhada com um enfoque de tamanho adequado. A meta grande demais precisa ser dividida em áreas a serem trabalhadas separadamente, demais?

Esse objectivo é possível de ser atingido?

Por exemplo, uma pessoa que acabou de virar gerente e coloca como meta tornar-se director em 10 anos. Será que não se está a subestimar? Uma meta pequena não promove o seu crescimento. A meta é desafiante? É grande demais?

Alternativas: Qual é o seu plano A, plano B, plano C... A sua meta precisa ter opções no plano de acções. Uma opção é limitada, duas criam um dilema e três permitem a escolha.

Qual é o seu plano de ação? Como você vai lidar com as dificuldades ou desafios?

O seu plano C poderá virar o plano A. Um executivo da área de vendas de plano de saúde pode ter como meta anual de vendas €1.000.000,00. Qual é o plano de vendas dele? Caso este plano A não seja possível ser colocado em prática, o que ele fará?

Portanto, devemos ter mais que um plano de acção para a nossa meta.


Exercício: Agora você já conhece a Meta ESPERTA, adivinhe quais das metas em baixo estão correctas e o que falta nas erradas?

• A - Ganhar mais dinheiro do que no ano passado

• B - Perder peso

• C - Melhorar o meu desempenho profissional

• D - Emagrecer 5 kg nas próximas 12 semanas e atingir 18% de gordura corporal


Respostas:

Apenas a letra D está correcta.

- Na letra A, falta especificar quanto queremos ganhar a mais do que no ano passado e também até quando esta meta deverá ser realizada.

- Na letra B, não especificamos quando e quanto gostaríamos de emagrecer. Outra sugestão é colocar a palavra “emagrecer” ao invés de “perder”.

- Na letra C, é preciso deixar claro o que é melhorar o desempenho profissional. E qual é o prazo para isso.

Exercício - II Escreva as suas metas (ESPERTA) para os próximos 6 meses nas seguintes áreas:

Saúde/Forma Física

Carreira

Desenvolvimento pessoal

Dinheiro

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