quarta-feira, novembro 10, 2010

Como lidar com a rejeição


Uma das maiores dificuldades de compreensão no campo de desenvolvimento pessoal é porque motivo é tão difícil sair do lugar (zona de conforto), superar as dificuldades e crescer na busca de um “eu” mais equilibrado e satisfeito com a vida e as próprias conquistas. A resposta está no âmago da personalidade de cada um de nós: o nosso maior problema é a vaidade, o orgulho.
A maioria das pessoas consegue identificar pontos fracos a serem trabalhados e superados até o ponto em que esses problemas chegam no limite do ego. Daí para a frente, os traços mais difíceis e verdadeiros vilões na nossa vida ficam escondidos na nossa zona cega (desconhecida por nós e pelos outros). Somos incapazes de vê-los e se eventualmente outra pessoa os identificar e os expuser a nós, reagimos de forma agressiva, defendendo-nos e negando, ou seja, negamos ter tal problema ou defeito e reagimos com descrença e raiva, fechando-nos contra maiores ataques ao nosso ego ferido.
Essa postura imatura é o que mais dificulta o nosso crescimento e amadurecimento. De facto, a maior diferença entre uma pessoa verdadeiramente madura e outra imatura é o nível de orgulho de cada uma, entendendo-se aqui o “orgulho” como um defeito de carácter. A pessoa madura não tem medo de se magoar, pois o seu ego já está exposto e não tem vergonha de mostrar quem é e do que é (e não é) capaz, não tem receios de que os outros vejam as suas limitações e dificuldades. A pessoa imatura falha justamente ao tentar esconder os seus defeitos do mundo, tentando passar uma imagem de perfeição.
A timidez nasce exactamente neste ponto, pois a pessoa acha que “deveria” ser perfeita, mas sabe que não é, por isso, tem vergonha que os outros vejam a sua realidade, só se expondo quando acredita que a imagem que está a passar é a mais perfeita possível – do contrário, ela esconde-se, com medo de que alguém lhe possa apontar esses pontos fracos, sendo “ela” uma farsa, e que está muito longe de ser perfeita.
Um dos maiores medos que existe nas pessoas, é o de falar em público. Inúmeras pesquisas mostram que esse medo supera o medo da morte em muitas pessoas. Porquê é que as pessoas têm tanto medo de falar frente duma audiência? Porque nessas situações a pessoa está a expor-se ao máximo, pois todos os olhos estão voltados para ela, sabendo que está a ser julgada, observada, analisada. Quanto mais orgulhosa a pessoa, mais medo de falar em público terá! A mera possibilidade de rejeição mina qualquer motivação ou vontade que a pessoa possa ter de superar os seus medos, pois, no final das contas, o ego vence.
Mas qual seria a solução para tal problema? Se o orgulho é uma das mais poderosas forças que regem a nossa sociedade, como podemos superar esse medo da rejeição e amadurecermos mais rápido?
Uma das mais infalíveis técnicas é criar uma casca grossa, expor-se tanto e ser rejeitado tantas vezes que aprende na “explosão do problema”, através da própria experiência, percebendo que afinal esse orgulho como defeito é um equívoco da mente. O segredo é expor-se em situações em que a rejeição é quase certa, sem se importar com isso. O truque é ser-se rejeitado mesmo, diversas vezes! Quanto mais rejeição “coleccionar”, menos se importará com seu próprio orgulho e mais aprenderá que o medo é maior do que a rejeição em si. Desta forma podemos sempre ir ao cerne de qualquer situação, encontrando a nossa verdadeira essência, que muitas vezes vive ofuscada de medos e inseguranças recolhidas no caminho da nossa evolução.

Bem hajam.

Sem comentários: