segunda-feira, novembro 08, 2010

Meditação – Um solução prática para a saúde.

A Meditação chegou ao Ocidente como mais um item da lista de atracções exóticas do Oriente. Hoje, está-se a transformar num dos mais respeitados recursos terapêuticos usados na terapia de na medicina que conhecemos. Refiro-me aqui à meditação, uma prática milenar cujo principal objectivo é limpar a mente dos milhares de pensamentos desnecessários que por ela passam a cada minuto, ajudando o indivíduo a concentrar-se no momento presente. É por essa razão que um dos seus benefícios é o de ajudar as pessoas a lidar com sentimentos, como a ansiedade. Mas o que se tem visto, de acordo com as inúmeras pesquisas científicas a respeito da técnica, é que a meditação se afirma cada vez mais como uma espécie de remédio – acessível e sem efeitos colaterais – indicado para um leque já amplo de problemas e coenças, como o caso da depressão, controle da dor, artrite reumatóide e até aos efeitos colaterais do cancro.
Deixo aqui algumas das mais recentes pesquisas sobre os efeitos da meditação no corpo humano e na saúde.
Cérebro: as pessoas que meditam há muito tempo apresentam maior volume de massa cinzenta no córtex orbitofrontal, associado ao raciocínio. Também possuem maior hipocampo e tálamo, que estão vinculados ao processamento das emoções. Estas pesquisas demonstram porque é que em geral, os praticantes alcançam níveis mais altos de concentração e lidam melhor com os sentimentos.
Distúrbios Psiquiátricos: o método da meditação mostrou-se eficaz para o tratamento da depressão a longo prazo, ajudando a evitar recaídas e melhorando a qualidade de vida. A prática reduz sensivelmente a ansiedade e o stress. Um trabalho publicado na revista científica "International Journal of Psycholphysiology" feito com 50 estudantes universitários confirmou a acção. Também experiências recentes mostram que a meditação é um recurso eficaz no tratamento da hiperactividade e déficit de atenção, verificando-se também que o seu uso regular combate a insónia. Em Inglaterra, houve uma experiência positiva com sua indicação no tratamento de mulheres com distúrbios alimentares (bulimia e compulsão por comida). Nos EUA, também houve bons resultados no atendimento a portadores de dependência de drogas.
Músculos, Tendões e Articulações: as investigações comprovam que apenas 20 minutos de prática em cada 3 dias, podem reduzir as dores nessas estruturas. Também os benefícios são estendidos aos portadores de artrite reumatóide, pois melhora a condição emocional dos doentes e parece diminuir, indirectamente, a inflamação.
Coração: nos pacientes com doença coronária que fazem meditação transcendental têm 47% menos hipóteses de morrer de enfarte. Entre outros motivos, apresentaram diminuição de cerca de 5mmHg na pressão arterial.
Relativamente ao Sistema Imunológico, o método da meditação ajuda no fortalecimento do sistema de defesa do organismo, ocorrendo indirectamente como consequência da diminuição do stress promovido pela actividade. Como se sabe, o stresse prejudica a produção e o funcionamento de células de defesa importantes, como os linfócitos CD-4. Portanto, quanto menor a tensão, melhor a actuação do sistema imunológico.
Envelhecimento: uma nova linha de pesquisas investiga os efeitos da técnica no adiamento do envelhecimento. Há indicações de que isso pode ocorrer, e uma das razões seria a sua acção na redução de processos inflamatórios, sabidamente associados ao envelhecimento precoce das células. Também se deseja saber se tem actuação sobre os telômeros, espécie de capas protectoras dos cromossomas cujo comprimento dá uma dimensão do nível de envelhecimento celular do organismo. Quanto mais comprido, mais longevo o corpo.
Cancro: está provado que a meditação atenua significativamente os efeitos colaterais da quimioterapia e também reduz a dor provocada pela doença.
Bem hajam, e boas meditações.

Sem comentários: