sábado, novembro 13, 2010

Qualificadores Cognitivos

ALEGREMENTE... CURIOSAMENTE... INTERESSANTEMENTE... SEGURAMENTE... SURPREENDENTEMENTE... COMPREENSIVELMENTE...

Alegremente, John McWhirter descreveu um exemplo linguístico fascinante e subtil de como a mente pode ser ajustada previamente para responder de uma maneira particular que, tristemente, outros não notaram antes. Um "qualificador cognitivo" é um advérbio de "comentário" que aparece no início de uma sentença ou frase referente a um estado cognitivo ou emocional, como "alegremente" ou "tristemente" na sentença anterior. O qualificador cognitivo prepara a mente para responder de uma maneira específica a qualquer palavra que apareça depois dele.
Para experimentar esse efeito, pense numa sentença descritiva ordinária como: "A árvore verde está a ser iluminada pela luz do sol" ou "Eu estou sentado a frente da escrivaninha" e imagine-se a dizer esta sentença para si próprio...
Agora, imagine-se a dizer exactamente a mesma sentença, mas precedida pela palavra "tristemente", e note como isso muda sua experiência...
Depois diga a mesma sentença, mas precedida pela palavra "alegremente" e, novamente, preste atenção à sua experiência...
Os qualificadores cognitivos dirigem a nossa mente para pensar nos aspectos da experiência especificados pelo tipo de qualificador usado.
Imagine como seria a sua esposa se iniciasse cada sentença, e cada pensamento, com a palavra "infelizmente" ou "lamentavelmente." Essa é uma maneira muito eficaz para entrar em depressão, e algumas pessoas realmente fazem isso! Ao contrário, imagine como seria sua esposa se cada sentença ou frase fosse precedida por "felizmente" ou "afortunadamente."
É compreensível que nos possamos sentir incongruentes sobre o uso do qualificador "alegremente" em alguns eventos desagradáveis, mas felizmente existe um recurso alternativo. Tanto "tristemente" como "alegremente" referem-se a estados emocionais, e a maioria das emoções são avaliadoras, lidam com o agradável e o desagradável, o positivo ou o negativo. Esses qualificadores de avaliação às vezes parecem inadequados para o conteúdo de um determinado pensamento ou sentença.
Existe um conjunto de estados cognitivos/emocionais bastante diferentes, e que não apresentam aspectos negativos ou desagradáveis.
Curiosamente, todos eles se situam ao redor de um estado de interesse, curiosidade, atenção ou compreensão: "interessantemente", "curiosamente", "surpreendentemente", "compreensivelmente", etc. Algo desagradável pode ser tão interessante quanto algo agradável – o estado de interesse ou fascinação, em si mesmo, é sempre positivo e agradável. Provavelmente nunca ouviu ninguém queixar-se por ser curioso. "Ah, eu ontem tive uma grande curiosidade – foi horrível!"
Uma vez que esses qualificadores cognitivos milagrosamente nunca têm associados estados negativos, realmente são recursos universais, que podem ser usados com qualquer experiência. E, uma vez que um estado de curiosidade ou interesse é um excelente estado de recursos para a aprendizagem e a mudança, esta espécie de qualificador cognitivo é um estado maravilhoso a ser usado no início, para que se possa compreender e processar uma dificuldade.
Por exemplo, pense nalguma experiência da sua vida que descreva como um problema ou dificuldade, e forme uma sentença simples para descrevê-la, como: "Eu odeio quando as pessoas não cumprem as suas promessas." Diga essa sentença para si próprio, e note como a representa internamente...
Agora, diga a mesma sentença para si próprio, mas precedida da palavra "Interessantemente", ou "Curiosamente", ou "Compreensivelmente", e preste atenção a como esta palavra muda sua experiência...
A maioria das pessoas experimenta mudanças subtis e profundas, porque a atenção é retirada de quão desagradável é o problema, e dirigida para o interesse e curiosidade sobre como ele acontece, ou como pode ser compreendido – um estado de prontidão e ânsia de aprender. Imagine como seria a sua vida se todas as frases e pensamentos começassem com "Interessantemente" ou "Compreensivelmente".
Isso pode ser muito interessante quando usado como um "retrocesso" com o outro. Muitas vezes, quando um cliente me descreve um problema, opto por tecnicamente, retornar a sua afirmação, começando com "compreensivelmente", ou outro qualificador que tenha a ver com curiosidade e aprendizado, e observo imediatamente as mudanças não verbais que indicam que está a pensar sobre o assunto de uma maneira mais tranquila e útil.
Um aspecto muito importante dos qualificadores cognitivos, é que cria um mundo universal e partilhado, um significado que abrange a nós dois. É muito diferente de dizer "Eu acho isso interessante", ou "Você acha isso interessante?", casos em que há uma separação ou diferença aparente entre nós. Quando eu digo "interessantemente", essa expressão estabelece um significado que simplesmente existe e é tido como normal, e que nós dois experimentamos juntos, sem a separação entre eu e o outro que muitas pessoas muitas vezes sentem. Isso transcende o rapport (empatia), porque o rapport pressupõe a diferença que ele interliga.
Surpreendentemente, por meio de um poderoso estado de interesse e curiosidade, muitos "problemas" simplesmente se esvaem à medida que a atenção se desvia de quão desagradável são esses problemas para simplesmente aprender de que maneira existem e funcionam, e o que podemos fazer para mudá-los. Mesmo quando os problemas não desaparecem, é um ponto muito mais útil por onde começar a trabalhar na direcção à compreensão e à solução. Interessantemente, a ideia de que tudo na vida é uma escola na qual temos lições a aprender é muito antiga e particularmente centrada em tradições espirituais. Não sei se isso é verdade ou não, mas é uma reorientação muito poderosa para a nossa vida como um todo, que a torna muito mais fácil e agradável, tanto para nós mesmos como para os outros.

Sem comentários: