terça-feira, dezembro 28, 2010

Estar do lado da Causa - Assuma a responsabilidade.

Um famoso provérbio diz que “O homem planeia, e Deus ri”. Talvez você conheça esta sensação? A música Ironic, de Alanis Morissette, é repleta de bons exemplos: chuva no dia do seu casamento, congestionamento quando se está atrasado… E daí Alanis resume tudo na sua conclusão: “Well, life has a funny way of sneaking up on you. When you think everything’s okay and everything’s going right” (“Bem, a vida tem uma maneira engraçada de nos pregar partidas. Quando pensa que está tudo bem e que tudo está correndo da maneira certa”).
As pesquisas mostram que a noção que as pessoas têm de controlo sobre as suas próprias vidas é um dos factores primordiais para o seu bem-estar psicológico. Mas se “o homem planeia e Deus ri”, isso não quer dizer que não temos controlo nenhum? Se não podemos controlar o comportamento dos outros, os seus pensamentos e sentimentos, nem as forças da natureza, o tráfico, as notícias, como é que podemos ter algum senso de controlo sobre nossas vidas?
A resposta, é claro, pois o facto é que temos pleno controlo sobre as nossas próprias acções, pensamentos e sentimentos. Quando está a conduzir, não tem controlo sobre os outros condutores, sobre as poças de óleo ou os buracos na estrada, mas controla o seu próprio veículo.
Isso, à primeira vista, parece bastante óbvio, mas pense um pouco e verá que isto não é tão trivial assim. É sempre mais fácil culpar os outros e as circunstâncias do que assumir as responsabilidades.
Isto faz-me lembrar a história daquela esposa que me contava: “quando o meu marido se irrita, eu tento acalmá-lo. Muitas vezes, ele responde-me: “Não me consigo acalmar, TU deixaste-me irritado”. Invariavelmente esta situação repetia-se e o desfecho essa quase sempre o mesmo: “TU deixaste-me irritado”. Ao fim de algum tempo, esta senhora compreendeu, ela sabia que ele não podia controlar as suas acções e a sua forma de falar com ele, e se foram as suas acções que o deixaram irritado, então era da sua responsabilidade mudar tudo! Bem, o facto é que o seu marido poderia controlar os seus pensamentos e sentimentos que as suas acções lhe provocavam e com isso controlar a maneira como iria reagir. Mas isso parece tão mais difícil que “Vou ficar furioso e então ela vai deixar-me ter o meu espaço e continuar o meu futebol na TV”. Parece sempre, ser mais fácil mudar as outras pessoas e mudar a realidade do que assumir a responsabilidade, mas não é bem assim.
Da próxima vez em que reclamar dos outros ou da falta de sorte, experimente este exercício simples: escreva num papel cinco coisas que poderia fazer que estejam sob o seu controle. Escolha uma e ponha-a em prática. Para mim funciona sempre. Lembre-se sempre que as coisas que não pode controlar, também podem agir a seu favor! Como também refere a cantora Alanis na sua música: “And life has a funny way of helping you out. When you think everything’s gone wrong and everything blows up in your face” (“E a vida tem uma maneira engraçada de ajudá-lo. Quando pensa que tudo deu errado e tudo explode na sua cara”).
A frase “há males que vêm por bem” é bem conhecida e não conheço ninguém que nunca tenha vivenciado algo que pudesse se explicar como indesejado, inconveniente, incómodo ou simplesmente negativo mas que acabou num resultado extremamente positivo.
A vontade de controlar tudo à nossa volta vem do nosso ego, que mimado e vaidoso, não quer que absolutamente nada corra mal ou ocorra de maneira diferente do esperado. Este seria um assunto extensivo e complicado demais para abordarmos aqui e agora!
A mensagem que quero deixar é de que acima de tudo a responsabilidade sobre como nos vamos sentir sobre os acontecimentos nas nossas vidas é nossa e não têm argumento contra isto, porque afinal de contas, quem é que escolhe ficar triste, enervado, deprimido, frustrado ou no outro oposto, alegre, motivado, tranquilo ou entusiasmado somos nós mesmos. É a compreensão desse facto que acaba por fazer toda a diferença em psicoterapia. Enquanto que o “reclamão” (aquele que reclama de tudo e de todos) acha que são os outros e o “destino” que determinam como é que ele se sente e o que faz na vida, aquele que é “pró-activo” e que escolhe não se deixar afectar pelo que os outros fazem e pelas circunstâncias, acaba ganhar por 10-0 a esses outros e mesmo sem querer, é mais produtivo, mais motivado e consequentemente alcança mais e melhores resultados na vida. Faça o favor de assumir a responsabilidade pela forma como vive a sua vida.

Bem Hajam e bons resultados.

Sem comentários: