quinta-feira, dezembro 30, 2010

Propulsores

Propulsores são declarações da necessidade, por exemplo, "Tenho que terminar este artigo." "Preciso arrumar a minha casa." "Devo visitar o meu amigo."
Nenhuma destas afirmações implica que a pessoa que as menciona realmente queira fazer estas coisas.
Para a maioria das pessoas, "tenho que", "preciso" e "devo" vêm sempre acompanhados duma sensação de tensão. "Preciso arrumar a minha casa." "Devo visitar o meu amigo." Estas palavras são características de comportamento dirigido por propulsores, e muitas vezes a "propulsão" vem doutra pessoa, mesmo que seja alguém do passado, os pais ou talvez um professor. Talvez “eles” acreditassem que deveria manter a sua casa limpa.
Resultados contendo palavras como "preciso", "devo" ou "tenho que" perdem o poder, pois as palavras sugerem resultados que pertencem a outra pessoa. Os seus verdadeiros resultados contêm palavras como "realmente quero" e "posso". As palavras utilizadas por si são expressão da sua experiência. Ocasionam diferentes tipos de sentimentos, que, por sua vez, influenciam o seu potencial e sua capacidade de conseguir o que realmente deseja.

Sem comentários: