sábado, março 05, 2011

As seis perguntas sobre Objectivos

  1. Formulação Positiva. O que quero de facto?
  2. Especificação sensorial. Como reconheço que obtive o que quero ou que cheguei à minha meta?
  3. Contextualização. Onde e quando quero ter este resultado? Em que contexto pessoal, familiar, profissional, etc?
  4. Sob controlo próprio. Que recursos preciso? Estão ao meu alcance? Onde e como posso obter recursos que ainda me faltem?
  5. Ecologia. Que vantagens e desvantagens terei? O que ganho e perco com este processo? Alguém perde com este processo? O que sucede quando atingir o objectivo? As  consequências são todas  positivas? Se não forem, como integro isto?
  6. Congruência. O que é importante para mim acerca deste objectivo e seus resultados? Que sentimentos terei? Que sentimentos deixarei de ter? Todas as minhas partes/vozes querem o mesmo? Há alguma que se oponha? Tenho meios para ultrapassar alguma incongruência? (A PNL tem métodos para resolver esta situação).

Sem comentários: