terça-feira, março 01, 2011

O que são Submodalidades

A primeira grande contribuição própria da PNL foi o conceito de "submodalidades", um conceito até então nunca explorado. Descobriram que ao mudar determinadas submodalidades (os pequenos matizes formal-quantitativos dos sentidos) se produziam grandes mudanças na representação interna das pessoas. Daqui veio a famosa técnica da cura rápida de fobias ou o Swich.

Submodalidades são pois a maneira como estruturamos as nossas experiências e também uma das formas mais eficazes de alterar a percepção do mundo.

Como se fossem os tijolinhos para a construção dos sistemas de representação, ou seja, as qualidades básicas da “NEURO”, na PNL.

A primeira idéia sobre submodalidades surgiu em 1979 com o objetivo de dar um diferencial á PNL. Como Bandler era músico, começou a perceber as diferenças das diferenças do conteúdo e a primeira submodalidades a ser estudada foi a auditiva através dos tons, timbres... .

No final da década de 90 Bandler criou as submodalidades cinestésicas.

Explicou como as submodalidades codificam a nossa experiência da realidade, da certeza e do tempo e sua importância na nossa experiência, sendo uma intervenção poderosíssima e eficaz para mudanças de significados atribuídos.

Bandler mencionou que toda experiência desperta sensação física e percebendo onde as sensações começam, caminham ou expandem no nosso corpo, é possível inverter a sensação e anular os efeitos negativos de determinadas emoções, como por ex: falar em público.

Richard Bandler está centrando ultimamente no estudo dos pensamentos e das submodalidades.






Sem comentários: