segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Liderança Criativa

Onde houver um grupo a desenvolver alguma actividade, seja ela qual for, a figura do líder logo se destaca dos demais. Sem pedir licença, mas também sem se impor de forma autoritária, ele é capaz de perceber de imediato as necessidades e as potencialidades de cada um e, de maneira espontânea, começa a comandar.

Criatividade e entusiasmo são as características que o diferenciam de imediato.
A sensibilidade permite estabelecer empatia com todos os membros do grupo, o que facilita o seu trabalho de motivar, estimular, ouvir e encontrar as formas de colocar em acção as ideias que surgem. Livre para pensar, para criar, para agregar.
Decidir sobre as ideias não é tão fácil, o que gera a tendência a deixá-las de lado.
Um dos critérios para implementá-las é destacar a sua importância e observar a potencialidade dos novos caminhos que surgirão quando colocadas em prática. O importante não é, portanto, somente o número de ideias ou a quantidade de invenções colocadas em prática.
Criar não é necessariamente lançar novos produtos ou serviços, nem tão pouco modificar o comportamento do consumidor. Fazer negócios inovadores é, entre outras coisas, estar atendo às decisões do dia-a-dia e aos seus desdobramentos. É detectar o quanto estamos a ser repetitivos nas decisões ou a ter atitudes sem sentido. A inovação deverá ser vista como parte do processo e não algo que pode ser deixado para depois.
Outra capacidade importante do líder é estar sempre preparado, na procura de atitudes que poderão servir de suporte para as reacções adversas que inevitavelmente surgirão principalmente no ambiente de trabalho. Há os que aceitam quase de imediato suas ideias e conseguem tirar o melhor proveito delas. Em contrapartida existem os cépticos que não sabem ao certo o que fazer com elas, seguidos daqueles que as encaram negativamente, esperando que a “novidade” desapareça e tudo volte aos seus lugares.

Caso seja um desses líderes natos, aqui vão algumas dicas que o ajudarão a aumentar o seu poder de influência:
  • Ouça mais e mande menos, permitindo a liberdade de expressão, ciente de que nenhuma ideia nasce perfeita.
  • Dê tempo para o seu subordinado crescer, compartilhe e em alguns casos desafie.
  • Motive-se e motive, ou seja, partindo do ponto de vista individual, perceba, respeite e considere as diferentes necessidades dos seus colaboradores, utilizando-se disso os liderar.
  • Estimule, permita que trabalhem com autonomia, sendo responsáveis pelas suas atitudes, dando o máximo de si e liderando os seus próprios comportamentos.
  • Delegue, partilhe as responsabilidades, divida com seus colaboradores a decisão, dando-lhes liberdade para sugerir e agir. Atribua tarefas, responsabilidades e autoridades, procurando assim desenvolver ao máximo suas habilidades.
  • Flexibilize-se, ou seja, adapte-se às diferenças individuais dos membros da sua equipe, tornando-se facilitador do processo, tomando, contudo, o devido cuidado para não ser paternalista. Flexibilize-se também perante as ideias
  • Possibilite a criatividade, pois o espírito inovador e criativo faz parte das características do indivíduo de sucesso. Livre para pensar, criar e agregar.
  • Para inovar é preciso olhar para a frente, pois da quantidade de ideias pode-se extrair a qualidade desejada.
  • Pratique o Zoom criativo – pensando e repensando sobre o negócio e a sua equipe. Trate o negócio com criatividade, copiar um negócio é mais perigoso do que criar um negócio. Temos que temer os modismos, pois os únicos ganhadores são os que criaram e não os que se adaptaram.
  • Lidere com exemplo – seja criativo.
A liderança criativa é aquela que provoca:
  • Um motivo para criar

  • A criação dos meios para transformar ilusão em atitude

  • A geração e aproveitamento de oportunidade


    •  “Explicitar qual o caminho que imaginamos para a nossa organização é, hoje, um antídoto contra a intranquilidade e as incertezas que teremos”.

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