domingo, fevereiro 06, 2011

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA

"Programação NeurolingUística" é uma expressão um tanto ou quanto obscura, mas na verdade compreende três idéias simples.

A parte "Neuro" da PNL reconhece a idéia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfacto, paladar, tacto e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. "Compreendemos" a informação e depois agimos. A nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a idéias e acontecimentos. Uns refletem os outros no nível físico. Corpo e mente formam uma unidade inseparável, um ser humano.

A parte "Linguística" do título indica que usamos a linguagem para ordenar os nossos pensamentos e comportamentos e comunicarmos com os outros.

A "Programação" refere-se à maneira como organizamos as nossas idéias e acções com o objectivo de produzir resultados. A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos tudo isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados.

Sem comentários: