sábado, fevereiro 26, 2011

Um mapa para o Practitioner PNL (Multi-Nivel)

Um Practitioner Guia (Ambiente)


O Practitioner-Guia dá apoio à sua organização com respeito ao ambiente no qual as mudanças estão a ocorrer. Neste nível, o practitioner-guia, ajuda a sua organização a identificar oportunidades e limites no ambiente.
Como isto é uma questão de percepção, um practitioner-guia também pode trabalhar suposições que a sua organização tenha a respeito do ambiente ao seu redor. Um practitioner-guia pode estar fisicamente no ambiente da sua organização no momento de seu desempenho e a sua própria presença pode servir como um estímulo e âncora positiva.

Um Practitioner-Treinador (Comportamentos)


O Practitioner-treinador - o estilo mais tradicional do practitioner - foca os comportamentos e o desempenho. Procura-se criar consciência dos recursos e habilidades que produzem um bom desempenho (ou "performance").
O Practitioner-treinador faz uma observação cuidadosa dos resultados da sua organização, dando feedback. Quando se trata de linhagens, o practitioner-treinador ajuda os seus “filhos” directos a agir em colaboração com os demais integrantes da sua linhagem. O Practitioner-treinador dá dicas e orientação em relação a como melhorar em contextos e situações específicas.


Um Practitioner-Instrutor (Capacidades)


Ser um Practitioner-instrutor significa ajudar a sua organização a desenvolver habilidades cognitivas, visando aumentar competências e um pensamento estratégico e eficaz relativo a uma aprendizagem desejada. O foco está mais nas habilidades gerais, em vez de uma "performance" específica em situações específicas. Assim, o practitioner-instrutor ajuda a sua organização a desenvolver novas estratégias de pensar e agir. A ênfase está mais na nova
aprendizagem do que num refinamento de desempenho já realizado.


Um Practitioner- Mentor (Crenças e Valores)


Um Practitioner-mentor guia a sua organização a descobrir as suas competências inconscientes e superar resistências e interferências internas e externas, especialmente por acreditar, profundamente, no potencial da pessoa individualmente e validar as suas intenções positivas.
Os mentores moldam e influenciam crenças e valores de maneira positiva, muito através da "ressonância", liberando e descobrindo a sabedoria interna da sua organização, frequentemente através do seu próprio exemplo.
É comum o practitioner-mentor transformar-se numa parte internalizada da sua organização, de modo que sirva quando está presente, fisicamente, e também nos momentos em que está presente na “mente” e no “coração” da sua organização.
As pessoas naturalmente levam dentro de si mesmos, os seus "mentores internos" como conselheiros para toda a vida, para guiá-las em várias situações.


O Practitioner Patrocinador/Sponsor (Identidade)


O Practitioner-patrocinador relaciona-se com a sua organização reconhecendo e validando
(vendo e abençoando) a sua essência e/ou identidade.
Este processo envolve a busca e guarda de potencial dentro de outros, focando o desenvolvimento de identidade e valores fundamentais.
A eficácia do parctitioner-patrocinador vem do seu compromisso em promover algo que já está dentro da pessoa, contudo que ainda não é expresso plenamente.
A sua comunicação está repleta de mensagens do tipo: Tu existes. Vejo-te.
Você é valioso. Você é importante, especial e único. Você é bem-vindo. Você pertence a este lugar. Você tem algo para contribuir.
Um bom practitioner-patrocinador cria condições e contextos para que a sua organização possa agir, crescer e prosperar.


Aquele que desperta (Visão e Espiritualidade)


O Practitioner é "aquele que desperta" e vai além dos níveis anteriores, para incluir visão, missão e espírito. O seu apoio visa a criação de contextos e experiências que trazem à tona o melhor da sua organização em termos de compreensão, de amor, "self" e espírito.
O Practitioner actua como "aquele que desperta pessoas” através da sua própria integridade e congruência.
Ao estar em contacto profundo com a sua visão e missão, o practitioner desperta na sua organização, em cada um, este contacto profundo com a própria visão e missão.

Sem comentários: