sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Pirâmide dos Níveis Neurológicos aplicados as empresas

A vida das pessoas dentro duma empresa e, sem dúvida, a vida da própria empresa, podem ser descritas e compreendidas em diferentes níveis. Num primeiro nível, está o ambiente no qual a organização e seus membros agem e interagem, isto é, quando e onde acontecem as operações e relações dentro de uma organização.

Os factores ambientais determinam o contexto e as contingências dentro dos quais as operam as organizações. O ambiente duma organização é formado por coisas como a localização geográfica das operações, os prédios e instalações que definem o "local de trabalho", o design do escritório e da fábrica, etc.
» Além da influência que estes factores ambientais exercem sobre os colaboradores dentro da organização, podemos também examinar a influência e o impacto que os colaboradores podem exercer sobre o ambiente, e que produtos ou criações a ele trazem.

Noutro nível, podemos examinar os comportamentos específicos e as acções da organização ou dos indivíduos, ou seja, o que o colaborador ou organização faz dentro do ambiente.
Quais são os padrões especiais de trabalho, interacção ou comunicação?
» A nível individual, os comportamentos tomam a forma de rotinas específicas de trabalho, hábitos de trabalho ou actividades relacionadas com o trabalho.
» Ao nível organizacional, os comportamentos podem ser definidos em termos de procedimentos gerais.

Outro nível do processo envolve as estratégias, habilidades e capacidades pelas quais a organização ou o indivíduo dirige as acções dentro do seu ambiente isto é, como geram e orientam os seus comportamentos dentro dum contexto particular.
» Para o indivíduo, as capacidades incluem estratégias cognitivas e habilidades tais como aprendizagem, memória, tomada de decisão e criatividade, que facilitam o desempenho dum determinado comportamento ou tarefa.
» Ao nível organizacional, as capacidades relacionam-se com as infra-estruturas disponíveis para dar suporte à comunicação, inovação, planeamento e tomada de decisão entre os membros da organização.

Outros níveis do processo são formados por valores e crenças, que fornecem a motivação e as linhas mestras que estão por detrás das estratégias e capacidades usadas para atingir os resultados do comportamento no ambiente, porque é que as pessoas fazem as coisas da maneira como as fazem, num determinado tempo e lugar.
Os nossos valores e crenças fornecem o reforço (motivação e permissão) que suportam ou inibem as capacidades e comportamentos em particular. Os valores e crenças determinam como os eventos recebem significado, e estão no âmago do julgamento e da cultura. Os valores e crenças dão suporte ao senso de identidade dos indivíduos e da organização, revelam quem está por detrás do porque, do como, do que, do onde e do quando.

Os processos ao nível da identidade envolvem o senso de função e missão das pessoas relativas à sua visão e aos sistemas superiores aos quais pertencem.

Tipicamente, uma determinada identidade ou papel é expresso em termos de diversos valores e crenças. Estes, por sua vez, são suportados por uma gama maior de habilidades e capacidades, necessárias para manifestar determinados valores e crenças.

Capacidades eficazes produzem um conjunto ainda mais amplo de acções e comportamentos específicos, que expressam e adaptam valores a respeito de muitos contextos e condições ambientais particulares.

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