terça-feira, março 22, 2011

Comunicar o seu entusiasmo pela aprendizagem


No início do século XX, os vendedores bem sucedidos foram considerados como se tivessem um carisma inexplicável, um magnetismo pessoal, que fazia com que os outros comprassem o seu produto. Agora sabemos que este carisma pode ser ensinado. Quando os novos executivos aprendem a linguagem corporal e os padrões verbais de vendedores de sucesso, as suas próprias vendas começam a crescer.

No passado, este tipo de habilidade não estava disponível aos professores. Faz muito mais sentido, os professores terem mais direito a serem capacitados para motivar pessoas do que o pessoal de vendas. Assim como nenhuma organização moderna deixaria o seu pessoal de vendas sem treino nesta área, nenhuma escola pode dar-se ao luxo de não ensinar os seus professores a motivar os alunos. Num certo sentido, nós vendemos o futuro. A vida que nós e as nossas crianças usufruiremos depende da nossa habilidade de inspirará-los e entusiasmá-los com o prazer de aprender.

A PNL está continuamente a desenvolver e a expandir novas técnicas de ensino como metáforas, ancoragem corporal baseada em música e mapas mentais. Mas a PNL é muito mais do que "a mais importante caixa de ferramentas da comunicação da década" (Jensen, 1994). É uma nova forma de pensar sobre o ensino em particular e comunicação em geral. Nesta nova forma, o ensino é um processo de "construir rapport e então liderar" (Bolstad et alia, 1992 p.78).

Rapport é o sentimento de compreensão compartilhada que bons amigos e colegas de trabalho por vezes constroiem. Resulta numa legitima ânsia para cooperar e seguir a liderança de outros.

Se se lembrar do tempo em que admirava de facto um professor e se divertia na sua aula, então conhece o sentimento de rapport. Provavelmente tornou-se interessado nas coisas em que o seu professor estava interessado, e era altamente motivado a seguir às suas sugestões.

O rapport é criado ao igualar o comportamento dos seus estudantes, significa isto, praticar actividades junto deles, usando exemplos que são interessantes, de acordo com os seus sistemas de representação preferidos (sistemas sensoriais).

Quando os ensina, use gestos e posições corporais similares as deles, ajustando a sua voz a uma velocidade e tom semelhantes e até respirar no mesmo ritmo. Se isto lhe parece um pouco estranho de início, note que faz isso naturalmente com os seus amigos mais íntimos. Sempre que as pessoas constroem o rapport, igualam-se em comportamentos uma a outra.

Liderança é o processo de levar os estudantes a seguirem as suas sugestões. Se está em rapport, os estudantes farão isto facilmente. Antes, os professores diziam que os estudantes que não seguiam as suas sugestões, eram estudantes "resistentes" ou "desobedientes". Faz mais sentido dar-se conta que quando os estudantes não seguem a liderança, significa apenas que ainda não estão em rapport suficiente consigo. Isto é algo que pode mudar, quando aprender as habilidades de rapport da PNL.


Professores de sucesso são também hábeis a usar elegantemente a linguagem levando os estudantes a aprender e mudar. Estudos feitos em professores habilidosos, descobriram que estes usam a linguagem com cuidado, com a intensão de criarem representações internas (imagens/sons/sensações/etc.) que despertam interesse nos seus alunos, uma vez que estes entendem o que lhes é dito, criando representação interna que influência os estados de aprendizgem e a respectiva ligação lógica dos temas.

Por exemplo. Se lhe dizemos: "Não pense num limão suculento!", com o objectivo de compreender a minha sugestão, você, primeiro faz uma representação interna dum limão suculento. Se acrescentar: "Agora, não sinta o gosto forte deste limão!"- a sua boca podem começar a salivar - embora tenha dito que não o fizesse. Quando os professores dizem: "Não se esqueçam dos vossos trabalhos de casa!", os alunos tem que imaginar a esquecê-los. Os seus cérebros estarão mais predispostos a esquecer. Se quer sugerir aos seus alunos que façam os seus trabalhos de casa, é ineficaz dizer-lhes: "não se esqueçam", o certo é: "Lembrem-se dos vossos trabalhos de casa".

Professores hábeis estruturam cada uma das suas palavras de forma a que produzam a representação interna que desejam que os seus alunos tenham. Esta arte, chamada "SUGESTÃO" em hipnose, é muito poderosa.

Ressignificar (mudar o significado duma experiência descrevendo-a de forma diferente) e metáforas (contar historias para oferecer aos estudantes novas opções) são outros exemplos de como os professores hábeis usam a sua linguagem para fazer com que os estudantes criem representações internas úteis (O'Connor & Seymour, 1996, p.183).

Por exemplo, muitos estudantes acreditam que quantos mais erros cometem, pior é a sua aprendizagem. Como metáfora, temos o caso de Thomas Edison, que tentou 10 mil maneiras diferentes antes de encontrar aquela que faria a lâmpada eléctrica funcionar. Ele dizia que isto foi a chave da sua brilhante invenção; estava disposto a encontrar 9.999 maneiras que não fariam funcionar a lâmpada. Erros são o segredo do gênio! (A última frase é uma "ressignificação". Ela muda o significado dos "erros".)

1 comentário:

Maria disse...

Muito interessante e útil.
Obrigada pela partilha.
Mª João