sábado, março 19, 2011

OLHAR E VER

Nós não vemos com os olhos, mas sim com o cérebro ou a mente. Este conceito oriundo da neurofisiologia começa a aparecer aqui e ali com uma certa frequência. E algumas pessoas perguntam-se: mas como é que isto se explica?
Há uma diferença entre olhar e ver. Nós passamos o dia todo com os olhos abertos, olhamos para muitas coisas, mas vemos apenas aquelas de que tomamos consciência.
Muitas pessoas têm mesmo a ilusão de que vêem tudo.
E o que determina então aquilo que escolhemos ver? Normalmente, apenas conseguimos ver aquilo que nos é funcional ou tem algum tipo de interesse para nós. A realidade é muito vasta e complexa e não nos podemos aperceber dela plenamente. Não podemos vê-la tal como é.
Por exemplo, já lhe aconteceu pensar em adquirir algo especial como um carro, um tipo de roupa ou mesmo fazer um corte de cabelo diferente? De repente, parece que toda a gente já tem o objecto ou o carro da mesma marca, da mesma cor, ou o tal corte de cabelo. Sempre que algo lhe interessa ou lhe diz respeito passa a estar atento a tudo que se relaciona com o assunto. Muitas vezes essa atenção é inconsciente e chegamos a pensar que de repente mais pessoas se interessaram pelo mesmo.
Imagine agora o que acontece quando fica a mercê dos acontecimentos ao invés de estabelecer claramente aquilo que quer realizar, aprender, receber. A sua mente vai deambular, provavelmente vai escolher ver e realizar o que interessa a outras pessoas e os seus interesses vão para um lado e para o outro dependendo da direcção do vento.
Quando especifica os seus objectivos, visualiza-os e faz um plano de acção para realizá-los passa a ver e aperceber-se de todas as oportunidades, informações, detalhes que o podem ajudar a realizar aquilo que quer para a sua vida. É assim que o universo começa a conspirar a seu favor.
Conheci a alguns anos a Programação Neurolinguística, que é uma ciência que oferece um dos métodos mais eficazes para descobrir aquilo que quer, transformar os seus sonhos em objectivos e transformar os seus objectivos na sua realidade. Aprenda como se faz para olhar e ver.

1 comentário:

Maria disse...

Será que o medo também não nos impede de ver, mesmo aquilo que para nós é significativo?
Mª João