sábado, abril 09, 2011

O Mestre-Sábio

Há muito tempo atrás, havia um mestre que vivia junto com um grande número de discípulos num templo arruinado. Os discípulos sobreviviam através de esmolas e doações conseguidas numa cidade próxima. Logo, muitos deles começaram a reclamar sobre as péssimas condições em que viviam. Em resposta, o velho mestre disse um dia: "Nós devemos reformar as paredes do templo. Desde que nós somente ocupamos o nosso tempo a estudar e a meditar, não há tempo para que possamos trabalhar e arrecadar o dinheiro que precisamos. Assim, eu pensei numa solução simples".
Todos os estudantes reuniam-se perante o mestre, ansiosos em ouvir as suas palavras. O mestre disse: "Cada um de vós deve ir para a cidade e roubar bens que poderão ser vendidos para a angariação de dinheiro. Desta forma, seremos capazes de fazer uma boa reforma no nosso templo".
Os estudantes ficaram espantados por este tipo de sugestão vinda do sábio mestre. Mas, porque todos tinham o maior respeito por ele, não fizeram nenhum protesto. O mestre disse logo a seguir, de modo bastante severo: "No sentido de não manchar a nossa excelente reputação, por estarmos a cometer actos ilegais e imorais, solicito que cometam o roubo somente quando ninguém estiver a olhar. Eu não quero que ninguém seja apanhado".
Quando o mestre se afastou, os estudantes discutiram o plano entre eles. "É errado roubar", disse um deles, "Porque é que o nosso mestre nos solicitou para cometermos este acto?". Outro respondeu de seguida, "Isto permitirá que possamos reformar o nosso templo, na qual é uma boa causa". Assim, todos concordaram que o mestre era sábio e justo e deveria ter uma razão para fazer tal tipo de requisição. Logo, partiram em direcção à cidade, prometendo colectivamente que eles não seriam apanhados, para não causarem a desgraça para o templo. "Sejam cuidadosos e não deixe que ninguém os veja a roubar", incentivaram-se uns aos outros.
Todos os estudantes, com excepção de um, foram para a cidade. O sábio mestre aproximou-se dele e perguntou-lhe: "Porque é que ficou para trás?".
O garoto respondeu: "Eu não posso seguir as suas instruções para roubar onde ninguém me veja. Não importa aonde eu vá, eu sempre estarei a olhar para mim mesmo. Os meus próprios olhos irão ver-me a roubar". O sábio mestre abraçou o garoto com um sorriso de alegria e disse: "Eu somente estava a testar a integridade dos meus estudantes e você é o único que passou no teste!"
Após muitos anos, o garoto tornou-se um grande mestre.

Sem comentários: