quarta-feira, abril 20, 2011

O que a PNL oferece aos professores


Para os professores, a PNL oferece três importantes benefícios: 

1 - Fornece um novo modelo de como as pessoas aprendem. O entendimento exacto da  forma como o cérebro trabalha, pode ser comparada a um "Manual de Instruções" de um computador.
Sem o manual, sabe que o computador tem uma vasta memória e pode fazer coisas admiráveis.
Se fica a "tentar cegamente", eventualmente acaba por "tropeçar" nessas coisas admiráveis.
Mas com o manual, pode escolher exactamente o que pode fazer, e ter o computador a operar perfeitamente em todas as situações.
Em PNL, nós sabemos os programas (ou estratégias, para usar um termo da PNL) nos quais os estudantes excelentes tropeçaram acidentalmente: a estratégia que os soletradores exímios usam para memorizar palavras; a estratégia que leitores entusiastas usam para ler rapidamente os seus livros numa fracção de tempo e por ai a diante. 

2 - Todavia, o ser humano é mais do que um computador. 
Aprender e criar funcionam melhor quando a mente do estudante está livre da distracção, quando está em estado de calma e alerta quase meditativos. As pesquisas mostram que, ao conseguir que os estudantes relaxem no inicio de cada sessão de estudo, o seu rendimento aumentará 25%.
A PNL fornece-nos algumas maneiras notáveis de colocar os estudantes rapidamente naquele estado.

3 - Se a PNL apenas nos desse estas novas e poderosas formas de aprendizagem para os estudantes, já teria merecido o seu lugar no centro da revolução da aprendizagem. Mas a PNL fornece também um modelo inteiramente novo do que é o ensino, de como os professores mais eficazes são hábeis a criar o senso de "rapport" com os seus estudantes, de motivá-los e inspirá-los a alcançar o seu melhor.
Num mundo onde o professor compete com a TV, o vídeo-jogo e a cultura popular pela atenção do estudante, isto não é pouco. A PNL mostra como utilizar cada um dos seus movimentos e cada uma das suas palavras de maneira que ajudar o professor a conseguir com que os seus estudantes acreditem e se tornem “famintos” no aprender.  

A PNL não é uma técnica; é uma centena de técnicas no contexto adequado, que faz com que  tenham sentido. Este artigo dá apenas uma amostra das idéias das quais pode tirar partido.

Sem comentários: