terça-feira, junho 22, 2010

“MAS”, a palavra mágica

A palavra “mas”, tem um poder interessante.
Ela anula o que vem antes dela.
“Eu quero viajar para a América, mas isso vai custar-me muito caro”.
Nesta frase, o querer viajar para a América perdeu a força diante do facto de custar caro.
Assim sendo, a viagem está praticamente descartada.
“Fizeste um bom trabalho, mas faltou um pequeno detalhe…
Como é que se sentiria perante um comentário como este em relação ao seu trabalho?
Quando mal utilizada, a palavra “mas” desmotiva, desanima, enfraquece a pessoa, diminui a auto-estima.
Alguns exemplos:
Quero ter sucesso na carreira, mas estou numa profissão que não é valorizada.
Quero ter o meu negócio próprio, mas não tenho dinheiro.
Quero aumentar os meus rendimentos, mas não sei como. etc.
Mas, (consegue notar o efeito desta palavra agora, nesta frase?) quando bem utilizada, torna-se uma aliada poderosa.
Veja que interessante:
Estou numa profissão que não é valorizada, mas quero ter sucesso na carreira.
Não tenho dinheiro, mas quero ter o meu negócio próprio.
Não sei como, mas quero aumentar os meus rendimentos.
Os obstáculos perdem a sua importância.
Só com esta mudança, muitas vezes surgem ideias interessantes para superar os obstáculos.
Quando diz “quero ter o meu negócio próprio, mas não tenho dinheiro” — é como se estivesse a desistir, ou no mínimo sem esperanças.
Quando faz uma pequena mudança e diz “não tenho dinheiro, mas quero ter o meu próprio negócio”, poderão surgir muitas ideias: procurar um sócio com dinheiro é uma das opções, ou começar a poupar e formar o dinheiro para iniciar o negócio próprio, ou procurar um negócio compatível com o capital de que dispõe, etc.

A fórmula é muito simples: quando perceber que a sua frase usa o “mas” como desculpa para se sentir mal, simplesmente gire a frase de 180 graus. Troque de posição as partes que estão antes e depois do “mas” e isso fará uma grande diferença.
Só com isso, poderá elevar a sua auto-estima, ser mais produtivo, mais animado, mais motivado, enfim, ter mais sucesso.
Experimente.
Ah, não quer experimentar?
Então tem um “mas” mal colocado.
Talvez esteja a dizer “é uma ideia interessante, mas acho que não vai funcionar para mim”
Então diga: “Acho que isso não vai funcionar para mim, mas é uma ideia interessante e vou experimentar”.

Sem comentários: