terça-feira, junho 15, 2010

O foco da vida

“Não são as circunstâncias que determinam o nosso sucesso e a nossa felicidade, mas sim, a nossa maneira de ver a vida!” Sue Knight

A lei natural da dinâmica da vida é que nela não existe nada estático e nunca ficamos num só estado: ou estamos a ganhar ou a perder, aprender ou esquecer, vencer ou perder, enriquecer ou empobrecer. É bem sucedido ou fracassa. Existem aqueles que conseguem e os que não conseguem. Percebe facilmente que as pessoas não entenderam o sistema para montar uma estratégia. Elas têm objectivo, propósito. Sabem que actividade sem objectivo é drenagem de energia e desperdício do tempo das suas vidas.

As metas ou objectivos criam o foco que dão a direcção à nossa vida, criando o futuro no presente. O foco é criado pelos nossos valores e crenças, processados pelos filtros da forma como percebemos o mundo.

No nosso íntimo, sabemos que a mudança na vida é sempre inevitável e que o progresso não o é, pois este exige que seja construído.

Na falta dum plano de metas, a mente procurará outro foco que não foi o que criou ou desejou. Assim, o cérebro poderá focar-se:

a) No medo - para evitara a dor, e ao fazê-lo atrai-o, pois o medo é uma profecia auto-realizadora criado pelo foco nele.

b) Nas demandas das outras pessoas - Para não desaponta-las, passará a cair na demanda delas, passando a necessitar delas para se motivar. Criando as suas metas no presente, está a criar os seus próprios motivos.

c) Prazer - Sem foco, sem saber para onde ir, sem possuir um norte, a pessoa fica stressada, e para se aliviar, passa a procurar prazer, que pode ser beber, fumar, comer em demasia, ou qualquer coisa que lhe dê a sensação de realização imediata. Passa a fazer outras coisas em substituição ao vazio ou fuga do trabalho, ao invés de executá-lo, de redigir o relatório ou de entrar na acção do projecto.

A nossa realidade é aquela na qual colocamos a atenção e no que focalizamos a cada momento e assim construímos o nosso destino. Para focalizar é necessário ter um alvo, o resultado que se quer atingir, e quanto mais clara for a meta desejada, mais fácil é a maneira de fazê-la acontecer.

Um homem não pode atingir um alvo sem que possa vê-lo. Se revirar uma pessoa várias vezes em torno de si mesma e depois mandá-la acertar o alvo, esta não irá conseguir vê-lo.

Se não tivermos um alvo, como iremos acertá-lo? Ou se estiver tonto ou confuso - vai acertar em quê? Os americanos dizem que “um homem sem objectivos é como um navio sem leme, que navega à deriva”.

A finalidade das metas e objectivos é trazer foco à nossa atenção. A mente não se direcciona para realizações se não tiver objectivos claros. A magia começa quando estabelecemos metas, pois isto liga o “interruptor mental” e a partir dai a corrente começar a fluir, e a força ou motivação para as realizações torna-se realidade.

Sem comentários: