terça-feira, junho 29, 2010

PNL - aprender da excelência

A PNL funda-se da crença que tu, eu, os teus amigos e todas as pessoas que vivem neste planeta possuem os recursos para viver com qualidade e alegria. Os recursos estão no sistema. A chave está em aceder a esses recursos vitais que habitam em cada um de nós, "tê-los na mão" e assim, dar-lhes vida no quotidiano do dia-a-dia.

APRENDER O MELHOR está na origem da PNL, Bandler e Grinder, os seus criadores, quiseram aprender com pessoas que obtinham muito êxito, como os terapeutas, Virginia Satir, Milton Erickson e Fritz Perls, nos seus estilos de comunicação e de ajuda efectiva. Sem dúvida, não imaginaram na altura a potencialidade deste primeiro “gérmen” descoberto, pois até a data foram múltiplas as descobertas dos padrões neurolinguísticos associados a comportamentos efectivos. Robert Dilts, Judith DeLozier, S. Gilligan, L. Cameron, S. Andreas, C. Andreas, D. Gordon, S. Jacobson, T. Hallbom, S. Smith e muitos outros, foram contribuindo significativamente no desenvolvimento deste campo.
Existe uma literatura extensa que nos dá a possibilidade para a excelência da vida humana. A ênfase é aprender o que funciona:
Como é que os líderes eficazes fazem?
Como motivar os seus funcionários?
Quais são os factores-chave nas suas acções?
Quais são as qualidades pessoais que distinguem um líder eficaz?
São orientações que têm conduzido a modelagem e investigações de Robert Dilts, e à equipa de trainers em Isvordilts - por exemplo, a aprendizagem de excelência nas diferentes organizações na Europa, E.U.A., Ásia e América. PNL é modelagem, e com isso referimo-nos à análise e observação da excelência. Conhecesses alguém que faz algo de excepcional? As respostas são variadas: alguém que se recuperou de uma doença terminal, alguém que escreve poesia, alguém que tem uma atitude positiva em relação as dificuldades, alguém que cozinha bem... Ao mesmo tempo, muitos de nós, em certas situações e contextos, fizemos boas decisões, fomos criativos, empáticos, assertivos, afectuosos, lideres, as possibilidades são infinitas, assim como o campo de estudo da PNL. O requisito é apenas aprender a excelência. A criação de modelos de excelência permite delimitar as chaves de cada comportamento. Assim como na preparação de uma receita, ou construção da nossa casa, ou plantar um jardim, há passos, sequências e elementos que devem estar presentes para que haja êxito. Daí o conceito de programação. Há uma sequência de programação que leva à excelência.
Do ponto de vista da PNL, são essas interacções ou combinações dos elementos que estabelecem um comportamento bem sucedido ou problemático, responsáveis pelos processos psicológicos com base nos padrões comportamentais de excelência ou disfuncionais. Muitas vezes achamos que a diferença essencial entre algo que funciona bem e o que não funciona, é a ausência de algum factor ou alteração na sequência. A modelagem tem como objectivo descobrir como a mente (neuro) opera, através da análise dos padrões linguísticos e da comunicação não-verbal. O resultado desta análise, organiza-se passo a passo, definindo um programa ou estratégia neurolinguística, que pode ser transferido para outras pessoas e áreas de aplicabilidade. Se é possível para os outros, então é possível para mim.

Um dos aspectos mais notáveis da PNL é sua ênfase pragmática: desde a prática se remete a sua gênese, desenvolvimento e formação. Os conceitos e o treino enfatizam os contextos de aprendizagem interactiva e experienciais, de modo a que os princípios e procedimentos são totalmente compreendidos e integrados. A gestão da mudança, a partir do olhar da PNL envolve a articulação de três processos básicos:
- Definir o estado presente da pessoa,
- Estimular os recursos apropriados para a mudança
- O estado desejado da pessoa.

As distinções e tecnologias PNL estão organizadas para ajudar a identificar e a definir o estado actual e estado desejado, nos seus diferentes tipos e níveis, e de seguida, aplicar os recursos adequados e necessários para produzir uma mudança eficaz e ecológica para o estado desejado. Através dos anos, desenvolveram-se diversas ferramentas e padrões de comunicação e mudança em diversas áreas, aconselhamento, psicoterapia, educação, saúde, criatividade, direito, administração e gestão, vendas, liderança e paternidade. A função de qualquer ferramenta PNL será enriquecer, adicionar ou obter qualquer uma das três propriedades do comportamento efectivo, ou seja:
- Representação do estado desejado;
- Sensibilização e flexibilidade nos padrões de comportamento e padrões de vivencia interna;
- De modo a permitir o trânsito para o estado desejado.

Já esteve numa situação em que se sentiu com todas as possibilidades nas suas mãos?

Esta seria certamente uma experiência interessante a modelar, identificando qual a combinação neurolinguística de comportamentos, habilidades, crenças e de sentidos que tornaram possível a sua criação e permitir a sua expressão necessária. Foram identificados padrões de excelência de processos simples, como ortografia, e outros mais complexos, como a tomada de decisão, congruência, motivação, comunicação, empatia, sexualidade, resolução de problemas, autocontrole, liderança, aprendizagem, entre muitos, e muitos outros.
Este é o campo vasto na Programação Neurolínguistica.

Sem comentários: