domingo, setembro 19, 2010

Cuidado com o pensamento positivo!

Nos livros de auto-ajuda é muito comum a ideia do pensamento positivo como forma de resolver as dificuldades pessoais; todavia, cientificamente, precisamos deixar claro que o chamado pensamento positivo pode falhar.
Por norma, usamos dois recursos para pensar: com palavras ou com imagens mentais. Einstein, por exemplo, declarou que pensava com imagens que ele produzia e reproduzia voluntariamente.
O pensamento com palavras pode não corresponder às imagens mentais que estamos a produzir no momento do pensamento. Actualmente sabemos que são as imagens, e não as palavras, que mexem com nosso sistema glandular. Por exemplo, se falarmos em passar as unhas num quadro de lousa, e se criarmos a imagem mental deste acto, poderemos experimentar uma sensação de aversão, e até sentir arrepios. Outro exemplo: se imaginarmos estar a chupar um limão, a nossa boca ficará cheia de saliva, mas, se falarmos no limão sem criarmos a imagem mental correspondente, não acontecerá nada. Ou seja, a força da imagem mexeu com o sistema glandular ao ponto de as glândulas salivares produzirem mais saliva.
Quero com isto, demonstrar que são as imagens mentais que têm força e não as palavras que não estejam acompanhadas das imagens daquilo que elas representam.
Os seres humanos, sempre que falam em alguma coisa, têm a tendência de imaginar, de criar automaticamente as imagens contrárias dessa coisa; assim, podemos pensar positivamente e, ao mesmo tempo, criar imagens mentais contrárias do que pensamos com palavras. Podemos dizer que as palavras são do hemisfério esquerdo do cérebro e as imagens são do hemisfério direito, onde se encontra o SAPE (Sistema de Autopreservação e Preservação da Espécie. Sempre que houver conflito entre as imagens mentais e as palavras, as imagens ganham. Ora, uma pessoa pode pensar positivamente e, até sem sentir, criar imagens contrárias do que pensou; por isso, é preciso cuidado com o pensamento positivo.
As pessoas me dizem que por normas pensam sempre positivamente e que mesmo assim, parece que tudo dá errado, é porque pensaram positivamente com palavras e criaram as imagens mentais contrárias do que pensaram e são as imagens mentais, com forte carga de emoções, que conseguem os resultados. Normalmente dirigimo-nos para aquilo de que criamos com imagens mentais com emoção! É isso que nos aproxima ou afasta das situações.
Bem hajam.

Sem comentários: